Produtores/usuários e profissionais de arquivo: colaboração para organização da informação – o caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4298

Resumo

RESUMO O propósito deste artigo é relatar a experiência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Coordenadoria de Arquivo Geral e do Grupo Permanente de Avaliação de Documentos (GPAD), na elaboração de seu Plano de Classificação de Documentos de Arquivo, referente às suas atividades meio e fim. Foi utilizada a metodologia ISO 15.489-1, detalhada pelo Arquivo Nacional da Austrália, que prevê a criação de equipe multidisciplinar para a execução dos trabalhos. Abordamos neste artigo as adaptações necessárias à formação da equipe diante da realidade da instituição e de seus servidores e a relação de cooperação e troca de conhecimento entre os profissionais de informação e os servidores especialistas das áreas do Tribunal de Contas. Tal cooperação redundou na abertura de um canal de diálogo entre os envolvidos, possibilitando o entendimento sobre as necessidades dos produtores/usuários de informação e dos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.

Palavras-chave: Documentos de Arquivo; Plano de Classificação; Profissional de informação; Usuários; Recuperação da Informação.

Biografia do autor

Emília Barroso Cruz

Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/ECO-UFRJ

Mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG

Consultora de Gestão de Documentos

Júlio César Schroeder Queiroz, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)

Coordenador da Coordenadoria de Arquivo e Gestão de Documentos do TCEMG

Especialista em Gestão de Arquivos e Documentos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC-PUC/MG)

Especialista em Controle Externo da Gestão Pública Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo (TCEMG).

Downloads

Publicado

17/12/2018

Como citar

CRUZ, E. B.; SCHROEDER QUEIROZ, J. C. Produtores/usuários e profissionais de arquivo: colaboração para organização da informação – o caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4298. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4298. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos