Devir-rizoma: tumulto na organização e representação do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4316

Resumo

RESUMO Considerando que os aportes que subsidiam teoricamente os sistemas de organização do conhecimento normalmente se amparam em perspectivas que consolidam visões estruturalistas, a fim de controlar e formalizar representações do conhecimento, ensaiamos neste artigo um possível limiar para organização e representação do conhecimento, baseado nos conceitos de devir e de rizoma definidos pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari. Tendo como horizonte a ideia de contemporaneidade de Giorgio Agamben, buscamos valorizar a potência dos devires e a intempestividade dos rizomas em prol de uma organização do conhecimento menos previsível e menos determinista. Alicerçado por um exercício de reflexão teórica, concluímos em defesa da realização de rizomas em oposição aos instrumentos já conhecidos e/ou praticados pela organização do conhecimento.

Palavras-chave: Organização do Conhecimento; Representação do Conhecimento; Rizoma; Devir; Sistemas de Organização do Conhecimento.

Biografia do autor

Rodrigo de Sales, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Rodrigo de Sales
Departamento de Ciência da Informação
Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17/12/2018

Como citar

DE SALES, R. Devir-rizoma: tumulto na organização e representação do conhecimento. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4316. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4316. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos