Notas sobre o digital: historicidade e direcionamentos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4553

Resumo

RESUMO O artigo se constitui como um ensaio e está estruturado em três partes. Inicialmente, dispenso atenção à análise da historicidade do termo digital. Em continuidade, apresento definições técnicas que caracterizam o digital, assim como debato experiências acadêmico-tecnológicas que, no transcurso dos anos 1940 e 1950, lançaram mão desse termo em processos de sistematização de dados eletrônicos. Na terceira parte do escrito, reflito sobre alguns dos direcionamentos contemporâneos do digital, problematizando as conformações da dark web.

Palavras-chave: Digital; Humanidades Digitais; Direcionamentos Contemporâneos.

Biografia do autor

Fernando Cesar Sossai, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Professor dos Cursos de História, Design e Fotografia da UNIVILLE. Professor do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE. Coordenador do Laboratório de História Oral da UNIVILLE (http://lhouniville.wixsite.com/novo). Graduado em História. Mestrado e Doutorado em Educação (linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia)

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

SOSSAI, F. C. Notas sobre o digital: historicidade e direcionamentos contemporâneos. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4553. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4553. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul