Ciência da informação e humanidades digitais: diálogos possíveis de uma relação em desenvolvimento – artigos científicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4563

Resumo

RESUMO Compreendendo as humanidades digitais como um território transdisciplinar que objetiva a divulgação, circulação, valorização e preservação do conhecimento e da pesquisa, bem como do livre acesso aos seus dados e metadados através de ferramentas e possibilidades que a tecnologia e o ambiente digital proporcionam, e identificando a ciência da informação como um campo interdisciplinar que estuda a informação, seus fluxos e processos, das origens à sua transformação em conhecimento, percebe-se uma evidente área de interseção entre ambas. Todavia, em que bases essa relação vem se constituindo? O objetivo geral deste artigo é identificar a produção científica sobre humanidades digitais no âmbito da ciência da informação nos periódicos brasileiros da área. A pesquisa será exploratória em uma abordagem quali-quantitativa, iniciando-se pela revisão de literatura em ciência da informação e humanidades digitais que irá propiciar uma análise conceitual comparativa entre as duas áreas em questão. Em seguida, serão identificados os periódicos de ciência da informação no Brasil e os artigos publicados entre 2011 (data da publicação do Manifesto das humanidades digitais) e 2018, onde o termo “humanidades digitais” aparece no título do artigo, nas palavras-chaves e/ou no resumo. Após a identificação dos artigos, será feita uma análise dos autores e resumos. Espera-se com esta pesquisa a compreensão da relação entre ciência da informação e as humanidades digitais, mensurando a produção científica da primeira sobre a segunda, conhecendo seus atores e origens e analisando esta relação.

Palavras-chave: Ciência da Informação: Humanidades Digitais; Periódico; Artigo Científico.

Biografia do autor

Marcelo Nogueira de Siqueira, Arquivo Nacional (Brasil) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Foi professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, professor do Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Arquivista concursado do Arquivo Nacional. Membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática e da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais do Conselho Nacional de Arquivos.

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

SIQUEIRA, M. N. de; FLORES, D. Ciência da informação e humanidades digitais: diálogos possíveis de uma relação em desenvolvimento – artigos científicos no Brasil. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4563. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4563. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul