As humanidades digitais além de uma abordagem previsível: um delineamento de um conceito em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4566

Resumo

RESUMO O artigo reflete a respeito das humanidades digitais como produto e sintoma das transformações metodológicas do uso de tecnologias nas atividades de pesquisa. Expõe as relações entre as ciências humanas e as humanidades digitais, estabelecendo, esta última, sob o escopo de uma transdisciplina, interdependente às humanidades. Propõe reflexão a respeito de como a computação auxilia na prática de pesquisa e como problemas teóricos e práticos recebem nova perspectiva através da computação. Destaca as HDs como um novo espaço reflexivo, que abre novas possibilidades para o ensino e pesquisa em humanidades, ao mesmo tempo em que causam transformações metodológicas, técnicas, estruturais e organizacionais no campo. Aponta as HDs como ferramenta de reconfiguração e potencialização da atividade de pesquisa, alertando a respeito do prejuízo de encará-las apenas como aditivo às práticas metodológicas já vigentes. Alerta para as implicações econômicas e de ressonância em relação a aplicação das ferramentas fornecidas pelas humanidades digitais. Expõe que a aplicação da tecnologia, nas humanidades digitais, deve vir acompanhada da reflexão humanista a respeito delas. Indica a necessidade de realização de um mapeamento, a partir de sua literatura e de seu arcabouço prático-conceitual, para que se alcance uma mensuração concreta do escopo das humanidades digitais.

Palavras-chave: Humanidades Digitais; Tecnologias Digitais; Métodos de Pesquisa Digital; Recursos Digitais de Pesquisa; Metodologia de Pesquisa Assistida por Computador.

Biografia do autor

Renan Castro, Fundação Getulio Vargas

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Programa de História, Política e Bens Culturais da Fundação Getulio Vargas - FGV (2011). É Analista de Documentação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/ FGV) e coordenador do Programa de  Arquivos Pessoais do CPDOC. Desenvolve seus estudos na área da Ciência da Informação, principalmente nos temas: aplicação de tecnologias nos serviços de informação, estudos de usuários e processos de mediação no contexto arquivístico e ao estudo das Humanidades Digitais numa perspectiva da Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

CASTRO, R. As humanidades digitais além de uma abordagem previsível: um delineamento de um conceito em construção. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4566. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4566. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul