A edição de textos genuinamente digitais e os caminhos da filologia nas humanidades digitais

Autores

  • Phablo Roberto Marchis Fachin Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-2283-3906
  • Laís Cristina Trevisan Reis de Oliveira Pós-Graduação Programa Filologia e Língua Portuguesa - FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4589

Resumo

RESUMO Neste artigo, procura-se situar a filologia no contexto do trabalho de preservação e acesso à informação, comum a diferentes ciências, como às ciências da informação e a biblioteconomia. Apresenta-se discussão a respeito da edição de textos genuinamente digitais e dos caminhos da filologia nas humanidades digitais. Tal discussão pauta-se pelo trabalho realizado com base na poesia digital de Ernesto Melo e Castro, obra inédita no que toca à sua produção digital. Muitos são os problemas que se impõem ao se pensar na preservação do material textual ligado à cultura digital, e muitos serão os desafios propostos para uma hilologia ligada ao campo das humanidades digitais.

Palavras-chave: Filologia; Crítica Textual; Humanidades Digitais; Preservação e Acesso à Informação.

Biografia do autor

Phablo Roberto Marchis Fachin, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Prof. Dr. do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Laís Cristina Trevisan Reis de Oliveira, Pós-Graduação Programa Filologia e Língua Portuguesa - FFLCH-USP

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH, área de Filologia e Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

FACHIN, P. R. M.; OLIVEIRA, L. C. T. R. de. A edição de textos genuinamente digitais e os caminhos da filologia nas humanidades digitais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4589. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4589. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul