O estado da física médica no Brasil por meio das publicações de grupos de pesquisa: um exemplo analítico do uso da bibliometria para investigar um campo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4594

Resumo

RESUMO Este artigo aborda a condição de construção paradoxal do campo da Física Médica (FM) no Brasil através da análise de sua produção científica. Portanto, o objetivo é levantar o estado da arte da FM brasileira e a metodologia foi baseada em ferramentas de webscrapping e análise quantitativa e qualitativa para coletar e analisar dados em bancos de dados públicos e abertos que são referência em divulgação e comunicação tecnocientífica. Os resultados apontam para o fato de que as áreas da medicina e da física produziram em sua sobreposição um campo cujo conhecimento não necessariamente contribui para a consolidação de um suposto campo ou área independente da FM.

Palavras-chave: Física Médica: Educação Superior; Grupos de Pesquisa; Bibliometria.

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

DUTRA SILVESTRE MENDES, J. O estado da física médica no Brasil por meio das publicações de grupos de pesquisa: um exemplo analítico do uso da bibliometria para investigar um campo científico. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4594. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4594. Acesso em: 23 abr. 2024.