Jogos locativos, territórios informacionais e a cidade como interface: conectividade e vigilância na experiência Pokémon GO

Autores

  • Clayton Policarpo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
  • Ronaldo Ferreira de Araujo Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0003-0095-4608

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4612

Resumo

RESUMO O presente artigo propõe debater questões acerca dos aspectos de conectividade e vigilância decorrentes da popularização de jogos digitais desenvolvidos a partir de tecnologias de georreferenciamento e dispositivos móveis, os chamados jogos locativos. São propostos paralelos entre a evolução das tecnologias de linguagem e o meio em que se inserem, que culminam em modelos ubíquos e intersticiais de produção de conhecimento. Visto que o Pokémon GO, lançado em 2016, figura como uma das mais bem-sucedidas experiências no gênero, dada a ampla adesão por parte dos usuários em todo mundo, é utilizada a base de informações disponibilizadas por seus desenvolvedores, bem como são realizadas análises das atualizações implementadas desde o lançamento do jogo até as mais recentes revisões que promovem a criação de um mapa em realidade aumentada feito pelos próprios jogadores. Desse modo, são realizadas investigações acerca da hibridização entre espacialidades físicas e digitais, que configura novas maneiras de experienciar o espaço comum das metrópoles, e as possíveis implicações ocasionadas pelas novas dinâmicas que se impõem.

Palavras-chave: Jogos Locativos; Conectividade; Vigilância; Pokémon Go; Humanidades Digitais.

Biografia do autor

Clayton Policarpo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Professor temporário no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL).

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

POLICARPO, C.; ARAUJO, R. F. de. Jogos locativos, territórios informacionais e a cidade como interface: conectividade e vigilância na experiência Pokémon GO. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4612. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul