Aportes teórico-conceituais de Valério Cruz Brittos à Economia Política da Comunicação

Autores

  • César Ricardo Siqueira Bolaño Universidade Federal de Sergipe
  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-7178-5923

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5120

Resumo

RESUMO Este texto discute o desenvolvimento de conceitos ligados à Economia Política da Comunicação (EPC) a partir da produção acadêmica de Valério Cruz Brittos de 2001 a 2012, em especial seus aportes para os conceitos de: (a) barreiras à entrada nos mercados comunicacionais e a especificação da noção de padrão tecno-estético; (b) “fase da multiplicidade da oferta” para a periodização do mercado brasileiro de televisão; e (c) “PluriTV”, para a caracterização do atual ambiente de disseminação das telas. Trata-se de explicitar a sua inserção na trajetória da EPC brasileira como contribuição para o seu ulterior desenvolvimento.

Palavras-chave: Conceitos; Valério Cruz Brittos; Economia Política da Comunicação.

Biografia do autor

César Ricardo Siqueira Bolaño, Universidade Federal de Sergipe

Professor titular aposentado pela Universidade Federal de Sergipe, coordenador do grupo OBSCOM/CEPOS, diretor da Revista EPTIC.

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e presidente do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC-Brasil). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFAL, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro dos grupos de pesquisa Obscom-Cepos (CNPq/UFS) e Cepcom (CNPq/UFAL).

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Publicado

30/05/2020

Como citar

BOLAÑO, C. R. S.; SANTOS, A. D. G. dos. Aportes teórico-conceituais de Valério Cruz Brittos à Economia Política da Comunicação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5120, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5120. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5120. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura