Aportes teórico-conceituais de Valério Cruz Brittos à Economia Política da Comunicação

Resumo

RESUMO Este texto discute o desenvolvimento de conceitos ligados à Economia Política da Comunicação (EPC) a partir da produção acadêmica de Valério Cruz Brittos de 2001 a 2012, em especial seus aportes para os conceitos de: (a) barreiras à entrada nos mercados comunicacionais e a especificação da noção de padrão tecno-estético; (b) “fase da multiplicidade da oferta” para a periodização do mercado brasileiro de televisão; e (c) “PluriTV”, para a caracterização do atual ambiente de disseminação das telas. Trata-se de explicitar a sua inserção na trajetória da EPC brasileira como contribuição para o seu ulterior desenvolvimento.

Palavras-chave: Conceitos; Valério Cruz Brittos; Economia Política da Comunicação.

Biografia do Autor

César Ricardo Siqueira Bolaño, Universidade Federal de Sergipe
Professor titular aposentado pela Universidade Federal de Sergipe, coordenador do grupo OBSCOM/CEPOS, diretor da Revista EPTIC.
Anderson David Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e presidente do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC-Brasil). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Jornalista graduado em Comunicação Social pela UFAL, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro dos grupos de pesquisa Obscom-Cepos (CNPq/UFS) e Cepcom (CNPq/UFAL).

Publicado
30/05/2020
Como Citar
BolañoC. R. S., & SantosA. D. G. dos. (2020). Aportes teórico-conceituais de Valério Cruz Brittos à Economia Política da Comunicação. Liinc Em Revista, 16(1), e5120. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5120
Seção
Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura