Mercado de trabalho sob mediação digital: um estudo de termos em plataformas digitais às ofertas de vagas no setor de arquivos

Autores

  • Taiguara Villela Aldabalde
  • Kátia Isabelli Melo
  • Jean-Rémi Bourguet

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5137

Resumo

RESUMO Objetiva mapear os termos que designam o profissional de arquivo em plataformas digitais e identificar os nichos ao mercado de trabalho. Adota pesquisa documental considerando as ocorrências semânticas de informações laborais relativas às vagas ofertadas, ocupadas e/ou mediadas nas plataformas digitais Indeed, LikedIn e Catho. Conclui que há 21 designações semânticas distintas em uso para a vaga de emprego deste profissional no mercado e é possível identificar os seguintes nichos representados em plataformas: Documentação Técnica, Sistemas de Informação, Processamento Arquivístico e Gerenciamento de Registros.

Palavras-chave: Mercado de Trabalho; Mediação Digital; Profissional de Arquivo; Plataformas Digitais; Web.

Downloads

Publicado

30/05/2020

Como citar

ALDABALDE, T. V.; MELO, K. I.; BOURGUET, J.-R. Mercado de trabalho sob mediação digital: um estudo de termos em plataformas digitais às ofertas de vagas no setor de arquivos. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5137, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5137. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5137. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura