Liinc em Revista, Vol. 7, No 2 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Indústrias criativas: alternativa de desenvolvimento regional | Creative industries: regional development alternatives

Cláudia Sousa Leitão, Luciana Lima Guilherme, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, Raquel Viana Gondim

Resumo


Resumo O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de fomento às cadeias produtivas das indústrias criativas no nordeste do Brasil, na perspectiva de uma discussão acerca de modelos alternativos de desenvolvimento regional. Para concretizar esse propósito, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica em livros, artigos de periódicos e documentos eletrônicos. O estudo inicia-se com a reflexão sobre os significados do desenvolvimento e suas conexões com a criatividade e a inovação. A pesquisa está estruturada em dois grandes eixos: o primeiro trata do conceito de indústrias criativas e do relato de suas potencialidades na geração de impactos econômicos, culturais, sociais e tecnológicos positivos na alavancagem do comércio doméstico e externo de bens e serviços criativos; o segundo apresenta uma discussão sobre desenvolvimento local e regional a partir do conceito de ‘bacia criativa’ com vistas a um novo enfoque territorial do nordeste brasileiro. A partir desses eixos, é proposto o Programa Nordeste Criativo que se constitui de duas linhas de ação fundamentais: o primeiro refere-se à estruturação e operacionalização de um o Observatório das Indústrias Criativas do Nordeste (OICNE) voltado a produção e difusão do conhecimento sobre a economia criativa da região; o segundo diz respeito à criação e operacionalização dos Birôs de Negócios Criativos (BNC), ou seja, espaços físicos para o fomento de empreendimentos criativos sustentáveis e fortalecimento da cadeia produtiva das indústrias criativas. Assim, este estudo vem contribuir para a construção de um novo pensamento sobre o nordeste brasileiro. Por um lado, a institucionalização do Observatório das Indústrias Criativas se propõe a identificar o potencial criativo daquela região; do outro, os Birôs de Negócios Criativos objetivam consolidar as cadeias produtivas das indústrias criativas, enfatizando a profissionalização de empreendedores, a formação de gestores, a construção de novas habilidades e competências para os agentes do campo criativo. Trata-se, enfim, de se construir e consolidar uma alternativa de superação do atraso social e econômico pelo viés do fomento a empreendimentos criativos, onde o desenvolvimento regional é compreendido como sendo um processo multidimensional, envolvendo a comunidade impregnada de história, suas relações, suas instituições e capaz de conduzir o seu próprio destino.

Palavras-chave desenvolvimento regional. economia criativa. políticas públicas. bacia criativa. Programa Nordeste Criativo

Abstract This article aims to describe a proposal to promote the productive chains of the creative industries in northeastern Brazil, in the context of a discussion about alternative models of regional development. To achieve this purpose, we performed a literature search in books, journal articles and electronic documents. The study begins with a reflection on the meanings of development and its connections to creativity and innovation. The research is structured in two main areas: the first one deals with the concept of creative industries and the report of its potential to generate economic, cultural, social and technological leverage the positive domestic and foreign trade of creative goods and services; the second one presents a discussion of local and regional development from the concept of 'creative bassin' with a view to a new territorial approach in northeastern Brazil. From these lines, we propose the creative Northeast Program which consists of two fundamental lines of action: the first one refers to the structure and operation of the Centre for Creative Industries in the Northeast (OICNE) facing the production and dissemination of knowledge about the creative economy in the region; the second one concerns the establishment and operation of Creative Business Bureaus (BNC), ie, physical spaces for the promotion of sustainable creative enterprises and strengthening of the productive chain of creative industries.Thus, this study contributed to the construction of a new way of thinking about the Brazilian northeast. On the one hand, the institutionalization of the Centre for Creative Industries aims to identify the creative potential of that region; on the other, the Creative Business Bureaus aim to consolidate the supply chains of the creative industries, emphasizing the professionalization of entrepreneurs, the training of managers, the building of new skills and competencies for those involved in the creative field. It is, finally, to build and consolidate an alternative for overcoming the social backwardness and economic bias by fostering creative endeavors, where regional development is understood as a multidimensional process, involving the community steeped in history, their relations, their institutions and able to conduct their own destiny.

Keywords regional development. creative economy. public policies

Texto Completo: PDF