Redes Sociais e Assimetrias da Informação: rastreamento, rastreabilidade e democracia na era da economia digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5195

Resumo

RESUMO O objetivo deste trabalho é duplo: por um lado, pretendo estudar as novas formas concorrenciais que correspondem ao desenvolvimento dos diferentes mercados ligados às plataformas eletrônicas e às redes sociais, na internet. Por outro lado, quero construir uma função de bem-estar social para tentar capturar os impactos positivos e negativos produzidos pelo desenvolvimento desses mercados.

Em uma primeira parte, ressaltarei as principais mudanças sociais e econômicas produzidas por essas evoluções. Mostrarei como se manifesta a extensão das lógicas mercantis, no que diz respeito à produção e às modalidades de apropriação da informação. Em uma segunda parte, construirei uma função de Bem-Estar social; a este respeito, mostrarei em que medida aparecem novas formas de assimetrias de Informação nesses mercados.

Palavras-chave: Assimetrias da Informação; Economia de Redes; Bem-Estar; Democracia.

Biografia do autor

Alain Herscovici, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Economia pelas Universidades de Paris I Panthéon-Sorbonne e de Amiens, Coordenador do Grupo de Estudo em Macroeconomia (GREM)  e do Grupo de Estudo em Economia da Cultura, da Informação, do Conhecimento e da Comunicação (GECICC),  Professor Titular Programa de Pós-Graduação em Economia e do Departamento de Economia da UFES, e bolsista de produtividade CNPq.

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Publicado

30/05/2020

Como citar

HERSCOVICI, A. Redes Sociais e Assimetrias da Informação: rastreamento, rastreabilidade e democracia na era da economia digital. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5195, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5195. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5195. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura