A percepção da comunicação digital entre bibliotecários escolares: a integração social em um momento de pandemia

Autores

  • Rosa da Penha Ferreira da Costa Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5383-6723
  • Marcelo Calderari Miguel Centro De Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7876-9392
  • Sandra Maria Souza de Carvalho Prefeitura Municipal de Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7418-1874

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5270

Palavras-chave:

Comunicação Digital, COVID-19, SARS-CoV-2, Bibliotecário Escolar, Tecnologia Digital

Resumo

Esta pesquisa busca reconhecer as perspectivas e desafios informacionais em tempos de pandemia da Covid-19. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário não estruturado direcionado por e-mails e WhatsApp™ aos bibliotecários escolares do município de Vila Velha, localizado no estado do Espírito Santo. Os respondentes apontam inovações no cenário digital e sinalizam que as novas tecnologias permitem acontecer e avançar a integração social - o cerne da questão envolve transformações e provocações para o ‘adaptar’ profissional. Ressalta-se ainda a importância das organizações capacitar seus colaboradores e, se percebe, que a internet, se bem conduzida, traz benefícios para toda a comunidade interna e externa

Biografia do autor

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI/UFES); Coordenadora do Programa de Extensão 'Arquivo Permanente; 

Título: Dr. (UnB, Brasil, 2016)

Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq(link is external)
Curriculum:  Lattes(link is external)
Contato

Marcelo Calderari Miguel, Centro De Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7876-9392    URL  http://lattes.cnpq.br/5290994830537934 Instituição/Afiliação:  Universidade Federal Do Espírito Santo – Ufes;

Resumo da Biografia: Bacharel em Biblioteconomia (Ufes); Bacharel em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD); e Discente de Iniciação Científica do curso de Administração (Ufes).

CONTATO: Marcelo Calderari Miguel | calderari100@gmail.com

Sandra Maria Souza de Carvalho, Prefeitura Municipal de Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES; Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910http://orcid.org/0000-0002-7418-1874

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Publicado

11/12/2020

Como citar

COSTA, R. da P. F. da; MIGUEL, M. C.; CARVALHO, S. M. S. de. A percepção da comunicação digital entre bibliotecários escolares: a integração social em um momento de pandemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5270, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5270. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5270. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19