Sociedade de Plataformas e os desafios para a Comunicação Pública: o caso OBCOMP

Autores

  • Bruno Kegler Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9507-9564
  • Ana Javes Andrade da Luz Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2400-2137
  • Rejane de Oliveira Pozobon Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4828-3148

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5653

Palavras-chave:

Comunicação pública, Sociedade de plataformas, Redes de comunicação, OBCOMP, Facebook

Resumo

Este artigo propõe a reflexão sobre os desafios para a “Rede de Comunicação Científico-Educacional” (Weber 2017), no exercício de divulgação científica e da crítica à realidade, diante do processo de plataformização das sociedades contemporâneas. Além disso, reconhece a noção de infodemia, enquanto fenômeno associado aos processos de produção estratégica de informações maléficas ao debate público e tensionais à concretização da Comunicação Pública. Através da articulação de duas noções teóricas principais, Redes de Comunicação Pública (Weber 2007; 2011; 2017) e Sociedade de Plataformas (Van Dijck; Poell; De Wall, 2018; Van Dijck, 2019), problematiza aspectos ligados aos limites e às oportunidades do contexto comunicacional contemporâneo e, especificamente, às lógicas de captura, processamento e organização de informações das plataformas online, no âmbito da Rede de Comunicação Científico-Educacional. Como proposta de observação empírica, apresenta o Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP), projeto sediado no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), a partir da sua comunicação na plataforma Facebook. A partir de testagem de publicações patrocinadas, constatou-se que a aderência à lógica comercial de funcionamento das plataformas, principalmente à compra de anúncios, é fundamental para o alcance comunicacional nas Redes, reforçando a ideia que a gratuidade do serviço não é suficiente para obter a visibilidade necessária à comunicação pública

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Publicado

07/06/2021

Como citar

KEGLER, B.; LUZ, A. J. A. da; POZOBON, R. de O. Sociedade de Plataformas e os desafios para a Comunicação Pública: o caso OBCOMP. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5653, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5653. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5653. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Infodemia e o Nosso Futuro