Juventude e trauma geracional: como os jovens brasileiros respondem à pandemia e à infodemia da Covid-19

Autores

  • Carla Baiense Felix Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7287-6170
  • Victor Nascimento Rocha Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2741-8282
  • Patrícia Fernandes Viana Franco Castro Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4298-6384
  • Larissa de Morais Ribeiro Mendes Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6906-1635
  • Helen Pinto de Britto Fontes Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0067-0421

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5708

Palavras-chave:

Juventude, Noticiário, Covid-19, Infodemia, Trauma

Resumo

A partir da compreensão da pandemia de Covid-19 como trauma global, investigamos como jovens das cinco regiões brasileiras lidam com a crise sanitária e suas consequências, a partir de suas interações com o noticiário. Em um ambiente marcado por perdas materiais e simbólicas, e atravessado pelo excesso de informações e desinformação, buscamos entender de que maneira nossos informantes reagem à exposição midiática ao evento traumático e que sentidos produzem para o que consideramos um trauma geracional (Edmunds, Turner, 2005). Para isto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre mídia e trauma, letramento midiático e infodemia, e apresentamos os resultados de uma pesquisa online, conduzida nos dois últimos meses de 2020, com a participação de 855 pessoas, entre 15 e 29 anos

Referências

ABU-FADIL, Magda, 2019. Combate à desinformação e à informação Incorreta por meio da alfabetização Midiática e informacional (AMI). Em: IRETON, Chrerilyn, POSETIT, Julie. Jornalismo, fake news e desinformação. Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Série Unesco sobre Educação em Jornalismo. Brasília: UNESCO.

BAIENSE, Carla et al., 2016. Confiança e consumo da mídia impressa entre jovens: apontamentos a partir da Pesquisa brasileira de mídia. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 18, n, 22.

BARCELOS, Janaina Dias, 2020. Entre o medo, a guerra e a esperança: a cobertura da pandemia do novo coronavírus pela Revista Veja. Revista Dispositiva, v. 9, n. 16, p. 168-187. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n16p124-146

BODAS, Moran et al., 2015. Anxiety-Inducing Media: The Effect of Constant News Broadcasting on the Well-Being of Israeli Television Viewers. Psychiatry, v. 78, n. 3, p. 265-276, DOI: 10.1080/00332747.2015.1069658. DOI: https://doi.org/10.1080/00332747.2015.1069658

Brasil, 2013. Estatuto da Juventude. Brasília, 2013.

Brasil atinge 300 mil mortos por Covid-19 um dia após recorde de mais de 3 mil vidas perdidas em 24 horas. G1, 24/03/2021. https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/03/24/brasil-atinge-300-mil-mortos-por-covid-19-um-dia-apos-recorde-de-mais-de-3-mil-vidas-perdidas-em-24-horas.ghtml

CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Silva Lins et al., 2020. A monotematização da cobertura jornalística da Covid 19 no Jornal Nacional e Jornal da Record. Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, v.7. DOI: https://doi.org/10.5212/RevistaPautaGeral.v.7.16968.001

CAPORINO, Nicole E., EXLEY, Shannon; LATZMAN, Robert, 2020. Youth anxiety about political news. Child Psychiatry & Human Developtment. DOI: https://doi.org/10.1007/s10578-020-00972-z

CASERO-RIPOLLÉS, Andreu, 2020. Impacto da Covid-19 nos sistemas de mídia: consequências comunicativas e democráticas do consumo de notícias durante o surto. Comunicação e Educação. Ano XXV, n. 1. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v25i1p109-129

Coronavírus Brasil. Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Acesso em 30 de mar. 2021.

DUARTE, Michael de Quadros; SANTO, Manuela Almeida da Silva;LIMA, Carolina Palmeiro; GIORDANI, Jaqueline Portella. TRENTINI, Clarissa Marceli.Covid-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul. Ciência Saúde Coletiva, nº 25, Set 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/ghSHWNYkP6gqJm4LQVhkB7g/?lang=pt> Acesso em: 11 jun. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.507

DAYRREL, Juarez, 2007 A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

EDMUNDS, June; TURNER, Bryan S., 2005. Global generations: social change in the twentieth century. In: The British Journal of Sociology. V. 56, ed. 4. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-4446.2005.00083.x

EYSENBACH, Gunther, 2020. How to Fight an Infodemic: The Four Pillars of Infodemic Managemen. Em: Journal of medical internet reseach. V. 22. Ed. 6. p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.2196/21820

FELIX, Carla Baiense, 2019. Juventude e midiatização: Usos e apropriações das mídias a partir do cotidiano escolar. Relatório de pesquisa.

FELIX, Carla Baiense, FERNANDES, Patrícia, 2018. Entre o protagonismo e a angústia: apontamentos sobre o cotidiano midiatizado da juventude urbana. XXVII Encontro Anual da Compós. Anais do XXVII COMPÓS: Belo Horizonte/MG.

FREITAS, Viviane Gonçalves, BAPTISTA, Érica Anita, 2020. 100 MIL MORTES: O saldo negativo da Colvid-19 nos telejornais brasileiros. Revista Dispositiva, v. 9, n. 16, p. 168-187. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n16p50-67

Ireton, Cherilyn. & Posetit, Julie, 2019. Jornalismo, fake news e desinformação. Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Série Unesco sobre Educação em Jornalismo. Brasília: Unesco.

GARCIA, Rafael. 7% dos brasileiros afirmam que Terra é plana, mostra pesquisa. Folha de S. Paulo. 14 jul. 2019. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/7-dos-brasileiros-afirmam-que-terra-e-plana-mostra-pesquisa.shtml>. Acesso em: 31 mar. 2021.

GHEBREYESUS, Tedros Adhanom. Munich Security Conference. Genebra: WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/munich-security-conference. Acesso em: 29 mar. 2021.

HALBWACHS, Maurice, 2006. A memória coletiva. Tradução de Beatriz. Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro.

Juventudes e Pandemia do Coronavírus, 2020. Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), 2020.

KILOMBA, Grada, 2020 Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó.

MAFFESOLI, Michael, 1998 Elogio da Razão Sensível – Textos Filosóficos. Petrópolis: Vozes, 1998.

MANNHEIM, Karl, 1952. The problem of generations. Em P. Kecskemeti (Ed.), Essays on the Sociology of Knowledge. London: Routledge and Kegan Paul.

MOREIRA, Matheus. Convenção em São Paulo reúne quem duvida de que a Terra seja redonda. Folha de S. Paulo. 11 nov. 2019. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/11/convencao-em-sao-paulo-reune-quem-duvida-de-que-a-terra-seja-redonda.shtmll>. Acesso em: 31 mar. 2021.

NEKLIUDOV, Nikita A. et al., 2020. Daniel. Excessive Media Consumption About COVID-19 is Associated With Increased State Anxiety: Outcomes of a Large Online Survey in Russia. J Med Internet Res, vol. 22, n. 9. DOI: https://doi.org/10.2196/preprints.20955

objETHOS, 2020. Guia de Cobertura Ética da Covid-19.

PAINEL Coronavírus. Ministério da Saúde. 10 jun. 2021. Disponível em <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 11 jun. 2021.

PANDEMIA muda rotina e traz estresse, medo e violência para jovens de periferia Problemas vão de queda na renda familiar e falta de internet para acompanhar aulas a agressões domésticas. Dom Total. 21 fev. 2021. Disponível em <https://domtotal.com/noticia/1496785/2021/02/pandemia-muda-rotina-e-traz-estresse-medo-e-violencia-para-jovens-de-periferia/>. Acesso em: 11 jun. 2021.

PNAD 2019. IBGE.

POSETTI, Julie; BONTCHEVA, Kalina, 2020. Desinfodemia. Decifrando la desinformación sobre el COVID-19. Unesco. Disponível em: <https://en.unesco.org/sites/default/files/disinfodemic_deciphering_covid19_disinformation_es.pdf> Acesso em: 31 mar. 2021.

REFLEXÕES sobre os efeitos da pandemia na educação brasileira. Rede Covida Ciência, Informação e Solidariedade. Disponível em covid19br.org. Acesso em 29 mar 2020.

The truth is out there, somewhere, 2020. The Lancet, vol. 396. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)31678-0

TRENTIN, Lidia Paula, 2020. Pandemia: a veiculação de notícias sobre a Covid-10 nos sites de emissoras de rádio da Região Celeiro, RS. Revista Dispositiva, v. 9, n. 16, p. 168-187. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n16p168-187

Downloads

Publicado

18/06/2021

Como citar

FELIX, C. B.; ROCHA, V. N.; CASTRO, P. F. V. F.; MENDES, L. de M. R.; FONTES, H. P. de B. Juventude e trauma geracional: como os jovens brasileiros respondem à pandemia e à infodemia da Covid-19. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5708, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5708. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5708. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Infodemia e o Nosso Futuro