Dossiê: Decolonialidade e Ciência da Informação: Veredas Dialógicas

24/02/2021

Editores convidados para o Dossiê:

Andre Vieira de Freitas Araujo (UFRJ)
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (USP)
Luciana Gracioso (UFSCar)
Marco Donizete Paulino da Silva (UFSCar)

Temário do Dossiê:

O tema da Decolonialidade transpassa várias camadas e níveis de construção social do conhecimento, retendo em seu arcabouço noções sobre informação e saber, advindas da consciência gradativamente crescente sobre as questões de silenciamento e subjugação de povos, etnias, classes e, ou, identidades de grupo que compõem um mosaico sócio-tecnológico que entrelaça toda história humana.

Nessa perspectiva, as discussões acerca das abordagens e dos interesses de pesquisa – direcionadas, ou não, por um caráter disciplinar, ou de monopólio de um dado conhecimento -, tornam-se tópicos necessários para se entender em que pontos as convergências e divergências dos campos do conhecimento acolhem ou disseminam realidades multifocais, com possibilidades de discordâncias ou concordâncias mutuamente enriquecedoras.

Se de um ponto de vista especializado os subtemas relacionados a olhares culturais multifacetados se distanciam do horizonte ideal, como um recorte da realidade objetiva, cada vez mais, percebe-se a urgência na consideração de uma perspectiva holística em que recortes multivariados, ainda que atritantes, ou simplesmente, refratários entre si, sejam considerados relevantes na construção de uma vereda em que o humano, o social, o tecnológico, o científico, o artístico, o político, tornem-se parte integrante das discussões ampliadas, integrando noções objetivas sobre os discursos e as estratégias subjetivas variadas, ambas contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento como um todo.

Com base nas considerações precedentes, este dossiê da Liinc em Revista convida pesquisadores da Ciência da Informação e áreas afins a apresentarem resultados de pesquisa teórica, aplicada e experimentais sobre os tópicos a seguir, relacionados ao temário do Dossiê:

  • Estudos decoloniais da informação, da documentação e da comunicação
  • Identidades e pós-identidades 
  • Perspectivas decoloniais da produção e comunicação científica
  • Pluriepistemologias, ecologia dos saberes e epistemicídios
  • Poéticas decoloniais: arte, estética e literatura
  • Tecnologias e cosmotecnologias
  • Tempo e memória

Diretrizes para submissão

Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês. A revisão ortográfica e a padronização de citações e referências de acordo com a ISO 690 é de responsabilidade dos/as autores/as. Artigos de não nativos na língua escolhida deverão comprovar revisão por tradutor/a profissional.

Nos artigos, o/a primeiro/a autor/a deverá ter preferencialmente titulação acadêmica de Doutor/a e não poderá ter titulação inferior à de Mestre.

Não serão aceitas submissões fora do escopo do dossiê e fora das normas da revista.

Todo manuscrito submetido deve estar adequado ao modelo de submissão da revista, em formato DOCX (Microsoft Word) ou ODT (LibreOffice ou Apache OpenOffice). Demais regras para submissão encontram-se em http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/about/submissions#authorGuidelines

Prazo

Prazo de submissão: ATÉ 30 DE JUNHO DE 2021 (SEM PRORROGAÇÃO), pelo endereço http://revista.ibict.br/liinc/