A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético: Pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS

Autores

  • Manoel Dourado Bastos Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-5874-2400
  • Tatiana Iaquinto Ywatsugu Universidade Estadual de Londrina
  • Willian Casagrande Fusaro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5118

Resumo

RESUMO O presente artigo investiga os fundamentos lógicos da forma social da comunicação no âmbito soviético, reconhecendo a pertinência das categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o estudo da comunicação na URSS. Primeiramente foram avaliadas duas interpretações dialéticas da experiência soviética (Arthur, 2016 e Kurz, 1999), a fim de entendê-la como parte de um sistema mundial produtor de mercadorias. Observada a permanência peculiar da forma do capital como substância das relações sociais no contexto soviético, avalia-se em que termos a derivação da forma social da comunicação, sua materialidade e funções (Bolaño, 2000) são pertinentes para uma interpretação da comunicação na URSS.

Palavras-chave: Forma Social da Comunicação; URSS; Função Publicidade; Função Propaganda; Informação para a Dinâmica de Trabalho.

Biografia do autor

Manoel Dourado Bastos, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Doutor em História e Sociedade, pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Fez estágio pós-doutoral em História Social do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina

Diretor Científico da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura - Brasil

Cordenador do Grupo de Pesquisa de Economia POlítica da Informação, Comunicação e Cultura da Intercom

Tatiana Iaquinto Ywatsugu, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Design Gráfico pela UEL

Mestre em Comunicação pela UEL

Willian Casagrande Fusaro, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela UEL

Especialista em Comunicação Popular em Comunitária, pela UEL

Mestre em Comunicação, pela UEL

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Publicado

30/05/2020

Como citar

BASTOS, M. D.; YWATSUGU, T. I.; FUSARO, W. C. A Forma Social da Comunicação no Contexto Soviético: Pertinência de Categorias da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para o Estudo da Comunicação na URSS. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5118, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5118. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5118. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura