Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5701

Palavras-chave:

Práticas da cultura digital, Bibliotecários, Jornalistas, Infodemia, Desinformação

Resumo

O presente trabalho inicialmente destaca a importância dos estudos sobre o fenômeno da informação no ambiente digital tecendo considerações sobre possibilidade de atuação interdisciplinar dos profissionais do campo da Ciência da Informação e da Comunicação, especificamente Bibliotecários e Jornalistas. A reflexão crítica, sobre possibilidades de trabalho conjunto destes profissionais no combate à infodemia e desinformação, traz como definição estrutural as práticas da cultura digital do autor Dalton Martins, caracterizadas como: informacionais, comunicacionais, relacionais e curatoriais. Dentro deste escopo, apresentam-se as aproximações na atuação de bibliotecários e jornalistas com base em suas competências e habilidades específicas. De forma geral, conclui-se que, embora hajam diferenças de temporalidade da atuação entre as duas áreas, uma vez que jornalistas lidam basicamente com informações que precisam ser reveladas de imediato, uma trajetória interdisciplinar que envolva o bibliotecário, neste contexto jornalístico, parece descortinar-se como um enorme potencial na alavancagem de ações de checagem de fatos (fact checking) ao possibilitar com precisão e confiabilidade uma retaguarda de fontes informacionais para as etapas iniciais do trabalho dos jornalistas, conferindo maior agilidade na produção de notícias

Biografia do autor

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás

Professora visitante na Universidade de Harvard junto à equipe de Curadoria Digital do Projeto Dataverse no Institute for Quantitative Social Science (IQSS). Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Barcelona em projetos de pesquisa sobre Ciência Aberta, Preservação Digital e Biblioteca Escolar no contexto europeu e Brasileiro; Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB; Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) atuando nas áreas de: Gestão de Dados de Pesquisa, Ciência Aberta, Preservação Digital, Curadoria Digital, Mídias Sociais Digitais, Acervos Culturais Digitais, Inclusão social e digital, Biblioteca Escolar, Inteligência competitiva.

Sonia Aguiar Cruz-Riascos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutorado em Ciência da Informação, Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (Unb), Especializações em Inteligência Competitiva (UnB) e Administração (UFBA), Graduação em Biblioteconomia (UnB). Experiência em Biblioteconomia, Arquivologia e Gestão da Informação em diversos campos de atuação: indústria e comércio, saúde, agricultura e educação. Atualmente, docente dos Cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação na UFPE. Coordena o projeto de pesquisa sobre Acessibilidade: informação e educação para a democracia. Atua como Membro do Grupo de Pesquisa da Rede Cariniana, vinculado ao CNPq, na linha de Curadoria digital. Atuou em projetos sobre repositórios digitais e continua desenvolvendo estudos na área. Membro integrante da Rede Nordeste de Repositórios Digitais. Participa como Membro do Comitê Curador de Arte e Cultura da UFPE, na área de Patrimônio. Áreas de estudo e pesquisa: Ciência Aberta, Repositórios Digitais, Preservação Digital, Gestão da Informação e do Conhecimento, GLAM (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus), Cultura e Serviços.

Geisa Müller de Campos Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Comunicação, mídia e cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Mestre em Comunicação. Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás. Atua como Tutora presencial do curso em EAD de Biblioteconomia da Universidade Salgado de Oliveira - Universo. Atuou como docente do curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (2016/2018) e Professora tutora e conteudista do Curso de Especialização latu sensu Letramento Informacional: educação para a informação (Universidade Aberta do Brasil - CAPES). É integrante do GT de acessibilidade da FABAB e coordenadora do projeto Bibliocriativa. Desenvolve projetos nas áreas de inclusão digital, letramento e políticas culturais. Atualmente estuda Comunicação científica, Ciência Aberta e avaliação de C&T. É pesquisadora em cooperação internacional com a Heriott-Watt University (Escócia) para desenvolvimento de gamificação para grupos vulneráveis e compreensão do acesso a informação e tomada de decisões em relação ao Covid-19. 

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Publicado

06/06/2021

Como citar

REZENDE, L. V. R.; CRUZ-RIASCOS, S. A.; RIBEIRO, G. M. de C. Reflexões sobre as atuações do bibliotecário e jornalista como agentes facilitadores na construção de saberes no combate à desinformação . Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5701, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5701. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5701. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Infodemia e o Nosso Futuro