Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom

Autores

  • João de Melo Maricato Universidade Federal de Goiás
  • Marina Muniz Mendes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i2.809

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação Científica, Divulgação Científica, Intercom, Jornalismo Científico.

Resumo

RESUMO Apresenta como temática central a inserção da sociedade no contexto científico, problematizando as idiossincrasias dos envolvidos na divulgação científica. Objetiva-se compreender conceitos, tendências e atores presentes nas pesquisas científicas contemporâneas. Investiga o tema divulgação científica, a partir de artigos publicados nos congressos nacionais da Intercom, entre 2010 e 2014, por meio dos métodos de pesquisa bibliográfica, princípios de análise de conteúdo e de cientometria. Conclui-se preferência pelas temáticas da saúde e meio ambiente e investigação das mídias tradicionais.

Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Científica; Divulgação Científica; Intercom; Jornalismo Científico.   

ABSTRACT The subject of this article is social insertion in the scientific context, discussing the idiosyncrasies of those involved in scientific publicizing. The objective is to understand concepts, tendencies and actors in contemporary scientific research. The publicizing of science is investigated based on work published between 2010 and 2014 in national Intercom congresses using methods of bibliographical research, principles of content analysis and scientometry. The conclusion notes a preference for topics dealing with health and environmental issues and investigation of traditional media.

Keywords: Communication; Scientific Communication; Scientific Publicizing; Intercom; Scientific Journalism.

       

Biografia do autor

João de Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação, mestrado em Comunicação, Cultura e Cidadania da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG).

Marina Muniz Mendes, Universidade Federal de Goiás

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação, mestrado em Comunicação, Cultura e Cidadania, da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG).

Downloads

Publicado

29/10/2015

Como citar

MARICATO, J. de M.; MENDES, M. M. Conceitos, tendências e atores envolvidos na divulgação científica: considerações a partir das pesquisas apresentadas na Intercom | Concepts, tendencies and actors involved in scientific publicizing: considerations from researches presented at Intercom. Liinc em Revista, [S. l.], v. 11, n. 2, 2015. DOI: 10.18617/liinc.v11i2.809. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3644. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dilemas ético-epistemológicos da era da informação