A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5122

Resumo

RESUMO Apresenta os resultados de uma análise cujo objetivo geral é verificar os contributos sociais e cognitivos no processo de institucionalização científica da economia política da informação na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Assim, constitui-se como um trabalho descritivo e documental, com utilização de análise bibliométrica. Conclui-se, a partir dos dados analisados, que a economia política da informação caminha em sua institucionalização social na produção científica e grupos de pesquisa no campo da Ciência da Informação brasileira, mas a sua institucionalização cognitiva permanece como um desafio.

Palavras-chave: Institucionalização Científica; Institucionalização Social; Institucionalização Cognitiva; Economia Política da Informação; Ciência da Informação.

Biografia do autor

Rafael Silva da Câmara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba - PPGCI/ UFPB.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação - DCI/ UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB.

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular aposentada pela Universidade Federal do Paraná. Professora visitante A no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba. Professora Permanente na qualidade de Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

30/05/2020

Como citar

CÂMARA, R. S. da; ALVES, E. C.; BUFREM, L. S. A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e5122, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i1.5122. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5122. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura