Alusão ao nazismo em mensagem do governo federal: um estudo a partir da economia dos sinais e da ecologia da comunicação

Autores

  • Agnes de Sousa Arruda Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP Brasil https://orcid.org/0000-0003-0244-808X
  • Tadeu Rodrigues Iuama Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP Brasil http://orcid.org/0000-0001-9875-2208

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5610

Palavras-chave:

Ecologia da Comunicação, Economia dos sinais, Política brasileira

Resumo

A comunicação do atual governo federal brasileiro faz uso de estratégias de emissão massiva e das tecnologias digitais que proporcionam o compartilhamento em rede. Falas excludentes se tornaram frequentes, sendo emblemática a publicação de um vídeo cujo discurso foi emulado do ministro da propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels. O episódio culminou na demissão do secretário responsável pela pasta que veiculou a mensagem, mas não encerrou o modelo de comunicação utilizado. Apresenta-se uma interpretação de tal estratégia de comunicação à luz da economia dos sinais, conforme Harry Pross. A partir de um estudo de caso, traça-se um prognóstico para a troca de mensagens em seu uso social, alicerçado pela ecologia da comunicação, proposta por Vicente Romano: um contraponto ético em processos comunicacionais, lastreado nas relações sociais celebrantes da diversidade

Biografia do autor

Agnes de Sousa Arruda, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP Brasil

Doutora (2019) e Mestra (2010) em Comunicação pela Universidade Paulista com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila (2005). Professora dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes (atual), nos quais também atuou como coordenadora entre 2013 e 2018. Na UMC também é professora dos Cursos Superiores de Tecnologia do núcleo de Negócios, atuando ainda como conteudista e tutora em disciplinas na modalidade à distância, bem como orientadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso da pós-graduação em Marketing (lato sensu). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Tem produção técnica em assessoria de comunicação, imprensa e imagem, bem como editoração impressa e eletrônica (jornalismo multiplataforma) e em produção e planejamento editorial com ênfase nas áreas de Política, Educação, Cultura e Lazer. Atualmente pesquisa sobre corpo, mídia e imaginário midiático nos processos da gordofobia. Concluiu o doutorado com bolsa CAPES-PROSUP e PDSE-CAPES, com estágio de doutoramento no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal (2018-2019).

Tadeu Rodrigues Iuama, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP Brasil

Doutor em Comunicação (UNIP). Mestre em Comunicação e Cultura (UNISO), Especialista em Ludoterapia (FAVED) e Ludopedagogia (UNIASSELVI), Bacharel em Administração (UNISO). Dedica-se aos estudos dos jogos, sobretudo o larp (live action role play) e o RPG (Role Playing Game), e sua relação com a comunicação. Participante dos Grupos de Pesquisas MiLu - Mídias Lúdicas e NAMI - Narrativas Midiáticas, sediados na Universidade de Sorocaba e Mídia e Estudos do Imaginário, sediado na Universidade Paulista. Professor do Centro Universitário Belas Artes.

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Publicado

31/05/2021

Como citar

ARRUDA, A. de S.; IUAMA, T. R. Alusão ao nazismo em mensagem do governo federal: um estudo a partir da economia dos sinais e da ecologia da comunicação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5610, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5610. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5610. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Infodemia e o Nosso Futuro