A Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online

Autores

  • Juliana Dias Rovari Cordeiro Laboratório de Currículo e Ensino, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3285-4409
  • Alexandre Brasil Fonseca Laboratório de Currículo e Ensino, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7495-4902
  • Luciana Rodrigues Lessa Laboratório de Currículo e Ensino, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3954-8199
  • Aline Guarany Ignacio Lima Laboratório de Currículo e Ensino, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6067-112X
  • Myrla Nobile Laboratório de Currículo e Ensino, Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Formação Superior em Saúde, Ensino de Ciências, Ensino Remoto, Tecnologias de Informação e Comunicação, Desinformação

Resumo

 Os desafios e as dificuldades impostas pelo novo coronavírus, demanda a reflexão sobre os seus impactos na prática de ensino, principalmente pelo fato das atividades de ensino/aprendizagem dividirem as mesmas telas destinadas às atividades de entretenimento, formação e trabalho, onde também circula a desinformação. O surto de Covid-19 e a resposta a ele vêm sendo acompanhada pelo excesso de informações, algumas precisas e outras não, conhecida como infodemia. Neste cenário, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência, no campo da Educação em Saúde, nas práticas adotadas em duas atividades de ensino remoto, com o uso de diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), considerando elementos das reflexões sobre educação de Paulo Freire. A primeira foi o curso de extensão “Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia”, oferecido pelo Instituto Nutes/UFRJ. Posteriormente, relata-se a experiência com a disciplina “Planejamento Curricular e de Ensino na Área de Saúde” do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/Nutes), oferecida de forma obrigatória para discentes de Mestrado de Doutorado da Faculdade de Medicina da UFRJ. Na conclusão, são tratadas algumas questões que essas experiências suscitaram, como a importância do desenvolvimento de abordagem crítica que considere a interação entre sujeitos que se situam no mundo e atuam como profissionais da saúde e da educação em busca do envolvimento dos discentes, visando o enfrentamento do desafio que representa a desinformação. 

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Publicado

21/06/2021

Como citar

CORDEIRO, J. D. R.; FONSECA, A. B.; LESSA, L. R.; LIMA, A. G. I.; NOBILE, M. . A Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online . Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5720, 2021. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5720. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência