Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ)

Autores

  • Marcelo Farias Larangeira Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) -Faculdade de Direito -Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Andrea Peres Lima Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p141-155

Resumo

As políticas educacionais sobre gênero obtiveram mudanças significativas para consolidar direitos nos últimos doze anos, no entanto, em junho de 2014, discursos contrários a essas políticas na esfera da educação pública culminaram em uma intensa polêmica no cenário político brasileiro. Discursos da bancada conservadora alegavam que ao introduzir ‘ideologia de gênero nas escolas’ os conceitos de homem, mulher e família seriam deturpados e que assim caberia que o tema fosse discutido em seus lares com suas famílias. Nessa perspectiva, esse trabalho objetiva analisar se essa polêmica resultou na falta de legitimidade em se tratar a matéria nas escolas públicas.

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Biografia do autor

Marcelo Farias Larangeira, Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) -Faculdade de Direito -Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais - PPGSD/UFF - Faculdade de Direito - Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais - PPGSD/UFF- Faculdade de Direito - Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2011). Atualmente é Professor de Direito Empresarial, Direito Civil, Tutela Coletiva e Orientação Metodológica para TCC do curso de graduação em Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Campus São Gonçalo/RJ. Foi professor assistente de Direito da Universidade Cândido Mendes - UCAM-RIO (Campus Assembleia - Centro/RJ) - Graduação e Pós-Graduação entre 2013 a 2015. Integrante da Linha de Pesquisa (PPGSD-UFF): Direitos Humanos, Justiça Social e Cidadania. Vinculado aos seguintes Grupos de Pesquisa ligados ao PPGSD - UFF: 1) Democracia, Cidadania e Estado de Direito; 2) Jürgen Habermas: Concepções, Confluências e Interlocuções. Servidor Público Estadual efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ

Andrea Peres Lima, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC-RJ)

Especialista em Linguística Aplicada - Faculdade de Letras - Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

07/09/2018

Como citar

LARANGEIRA, M. F.; LIMA, A. P. Perspectivas das discussões sobre o gênero nas políticas educacionais: o debate no âmbito da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL/FAETEC-RJ). P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 1, p. 141–155, 2018. DOI: 10.21721/p2p.2018v5n1.p141-155. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4345. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos