Características do avaliador e das comissões de avaliação como fatores determinantes na análise didático-pedagógica de cursos

Autores

  • Paulo Cesar Chanan-Silva
  • Luciana Rodrigues Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2018v5n1.p102-119

Resumo

No presente trabalho analisa a influência das características de avaliadores e Comissões de Avaliação sobre o conceito obtido na dimensão didático-pedagógica, constante do instrumento de avaliação utilizado pelo INEP/MEC, para avaliar a qualidade de cursos de graduação no Brasil. A metodologia se desenha como estudo exploratório de abordagem qualitativa, utilizando-se os seguintes procedimentos metodológicos: a) revisão bibliográfica;  e b) mapeamento de dados com análise estatística, sob as variáveis: a formação de graduação dos avaliadores, a titulação máxima dos avaliadores, o modelo de gestão das Instituições de origem dos avaliadores e a origem geográfica dos Avaliadores e, como variável resposta, o conceito atribuído pelas Comissões às avaliações realizadas, sob condições controladas, de cursos de administração. Após análise estatística direta dos resultados observou-se uma relação entre as características dos avaliadores/Comissões de Avaliação e os conceitos emitidos, não sendo possível, inferir se tais avaliações (dentro das condições averiguadas) são capazes de induzir a qualidade nos cursos avaliados, objetivo primordial dos processos avaliativos desenvolvidos pelo INEP/MEC

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Paulo Cesar Chanan-Silva

Mestrando em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Diretor de regulação do Grupo Ser Educacional. Centro Universitário Maurício de Nassau de Recife. 

Luciana Rodrigues Ferreira

Pós-doutorado no campo da Política de financiamento da Pós-Graduação, Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil. Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA) e coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA).

Downloads

Publicado

07/09/2018

Como citar

CHANAN-SILVA, P. C.; FERREIRA, L. R. Características do avaliador e das comissões de avaliação como fatores determinantes na análise didático-pedagógica de cursos. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 1, p. 102–119, 2018. DOI: 10.21721/p2p.2018v5n1.p102-119. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4374. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)