REPOSITÓRIO DATASUS: ORGANIZAÇÃO E RELEVÂNCIA DOS DADOS ABERTOS EM SAÚDE PARA A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Autores

  • Pollianna Marys de Souza e Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marynice Medeiros Matos de Autran Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p50-59

Resumo

O DataSUS é um repositório de dados, alimentado pelos Sistemas de Informações em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde. A Vigilância Epidemiológica (VE) alimenta esses sistemas e estuda o processo saúde-doença. A pesquisa objetiva analisar se o repositório DataSUS cumpre com os princípios/critérios preconizados pelo W3C Escritório Brasil para os dados abertos governamentais. Para responder a esse objetivo geral, delimitamos os seguintes objetivos específicos: apresentar a forma de organização do DataSUS por meio de um mapa conceitual; construir o mapa conceitual; demonstrar a relevância do DataSUS para a VE e explicitar a relevância da informação para a VE. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória e documental. A relevância dos dados abertos governamentais para a VE é um meio de promover uma gestão eficiente nos três entes federativos. Conclui que O DataSUS cumpre com os requisitos preconizados pelo W3C para dados governamentais.Os profissionais da VE possuem em seu poder, através dos dados abertosgovernamentais, informações capazes de mudar as políticas públicas em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Pollianna Marys de Souza e Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programada de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB, Mestre em Serviço Social pela UFPB, Especialista em Análise de Situação em Saúde pelo Instituto de Saúde Pública e Patologia vinculada à Fundação Oswaldo Cruz, Bacharel em Fisioterapia pelo UNIPÊ, Fisioterapeuta Efetiva do Estado da Paraíba – Fisioterapeuta Platonista da UTI/UCI/Método Canguru da Maternidade Frei Damião e Fisioterapeuta Efetiva do Estado do Rio Grande do Norte – Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros.

Marynice Medeiros Matos de Autran, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto em convênio com a Universidade de Aveiro,  Mestra em Biblioteconomia pela Dalhousie University – Halifax/Canadá, Especialização em Biblioteconomia em Minas e Energia, pela Universidade de Brasília e Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB.

Downloads

Publicado

10/10/2019

Como citar

SILVA, P. M. de S. e; AUTRAN, M. M. M. de. REPOSITÓRIO DATASUS: ORGANIZAÇÃO E RELEVÂNCIA DOS DADOS ABERTOS EM SAÚDE PARA A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 50–59, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v6n1.p50-59. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4967. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)