A informação na intermediação de transações em plataformas on-line

a inovação da empresa Airbnb

Autores

  • Rodrigo de Castro Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Valéria Khristina Fregadolli Universidade Federal do Paraná
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p57-72

Palavras-chave:

Airbnb, Informação estratégica, Inovação, Intermediação, Economia compartilhada

Resumo

Reflete sobre o papel da informação como recurso estratégico na intermediação de transações da empresa Airbnb na busca da lucratividade compartilhada. Este é um caso emblemático de empreendedorismo de atuação global, suportado pelo usode tecnologias de informação e comunicação na Internet. O estudo apresenta uma análise sobre a função estratégica da informação no modelo de negócios da Airbnb, com ênfase no caráter de inovação da intermediação de transações em plataformas on-line. Consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, que descreve e analisa o modelo de negócios da empresa Airbnb com base em pesquisa bibliográfica e documental. Constata que a informação é o elemento-chave nos mecanismos de reputação e confiança, na efetivação das reservas pelos hóspedes e na maximização da lucratividade da Airbnb. A plataforma digital de locação de acomodações na Internet, como um modelo inovador de negócios, modificou comportamentos de usuários dos serviços de acomodações e afetou a estrutura de prestação de serviços na indústria hoteleira.

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Publicado

31/03/2020

Como citar

FREITAS, R. de C.; FREGADOLLI, V. K.; FREITAS, M. do C. D. A informação na intermediação de transações em plataformas on-line: a inovação da empresa Airbnb. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 57–72, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v6n2.p57-72. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5091. Acesso em: 19 abr. 2024.