Gestão do trabalho e o uso de TICS

um estudo de caso da implantação ERP CIGAM na gestão de serviços de sistemas de informação

Autores

  • Nicolas Marcos de Moraes Oliveira Instituto Infnet Escola de Negócios Sistemas de Informação
  • William da Gama Laurentino Instituto Infnet Escola de Negócios Sistemas de Informação
  • Emiliano Carlos Serpa Castor Universidade Santa Úrsula Instituto Infnet https://orcid.org/0000-0003-2976-7048
  • Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta Doutora em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ Professora do Mestrado Profissional - MPGTQAC/USU http://orcid.org/0000-0001-5918-6274

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p35-58

Palavras-chave:

Gestão do Trabalho, Gestão de Serviços, ITIL®, CRM, ERP

Resumo

Com o crescimento do segmento de serviços, as organizações têm se preocupado com o desenvolvimento de processos e mecanismos de controle capazes de gerenciar a forma de prestação de serviços aos seus clientes. Neste cenário, aplicam-se modelos e padrões como a metodologia ITIL® e políticas de CRM que norteiam as boas práticas, em diferentes tipos de organizações, capazes de gerenciar e controlar de maneira eficiente os serviços prestados e gerir a relação que a organização mantém com seus clientes. Esta pesquisa se debruçou sobre o processo de implantação do módulo de gestão de serviços de uma ferramenta ERP, englobando as metodologias referidas e possibilitando a interação com outras áreas de negócio relacionadas.

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Biografia do autor

Nicolas Marcos de Moraes Oliveira, Instituto Infnet Escola de Negócios Sistemas de Informação

Bacharelado em Gestão de Sistemas de Informação

William da Gama Laurentino, Instituto Infnet Escola de Negócios Sistemas de Informação

Bacharelado em Gestão de Sistemas de Informação

Emiliano Carlos Serpa Castor, Universidade Santa Úrsula Instituto Infnet

Mestre em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído (USU, 2017), especialista em Docência no Ensino Superior (UCAM, 2011), especialista em Sistemas de Informação (PUC-Rio, 2008), licenciado em Matemática (UCAM/AVM, 2015), bacharel em Matemática (UERJ, 2004) e graduado em Engenharia de Computação (USU, 2001). 

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Doutora em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ Professora do Mestrado Profissional - MPGTQAC/USU

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta
Doutora em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ
Professora do Mestrado Profissional - MPGTQAC/USU

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Arquivos adicionais

Publicado

14/03/2020

Como citar

DE MORAES OLIVEIRA, N. M.; DA GAMA LAURENTINO, W.; SERPA CASTOR, E. C.; DE GOUVÊA DANTAS MOTTA, A. C. Gestão do trabalho e o uso de TICS: um estudo de caso da implantação ERP CIGAM na gestão de serviços de sistemas de informação. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 35–58, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v6n2.p35-58. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5111. Acesso em: 25 abr. 2024.

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