Acessibilidade comunicacional

a produção do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM em obras didáticas e paradidáticas

Autores

  • Lucas Silva Oliveira Instituto Federal do Amazonas
  • Dalmir Pacheco Souza Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p88-101

Palavras-chave:

Acessibilidade, Adaptação, Materiais Didáticos

Resumo

Na incessante busca a contribuir com a discussão acerca do tema inclusão, aqui exposto de forma tácita, bem como de nossas experiências na formação continuada de professores em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, esta produção versa sobre a produção de materiais didáticos adaptados em Libras, narração, audiodescrição e legenda, por meio do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas (APOEMA/ IFAM). A pesquisa deu-se por uma investigação qualitativa e descritiva, baseada teoricamente nos estudos de Galvão Filho (2009), Manzini (2014), Pacheco (2014) e Batista (2015), bem como da definição de acessibilidade, disposto no Decreto Federal Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

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Publicado

31/03/2020

Como citar

OLIVEIRA, L. S.; SOUZA, D. P. Acessibilidade comunicacional: a produção do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM em obras didáticas e paradidáticas. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 88–101, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v6n2.p88-101. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5112. Acesso em: 19 abr. 2024.