Apropriação e gestão da informação como estratégias de inovação
análise a partir de perfis de empresas startups
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p59-78Palavras-chave:
Apropriação da informação, Inovação organizacional, StartupsResumo
O processo de globalização atrelado ao avanço tecnológico e à popularização de novas ferramentas de informação e comunicação provocou mudanças no contexto socioeconômico. O conhecimento passou a assumir papel fundamental nos processos inovadores organizacionais. A apropriação e a gestão de dados e informações de tornaram-se essenciais na definição de estratégias de inovação. O presente artigo visa abordar a apropriação e a gestão da informação como estratégias de inovação a partir de perfis de empresas startups. A pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada junto a vinte e seis startups, que participaram do Demoday, realizado no período de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Essas empresas se caracterizam pela atuação em diferentes segmentos, pelo atendimento a diferentes públicos-alvo e pelos diferentes estágios de desenvolvimento. Os achados científicos revelam que as startups buscam, a partir da apropriação e gestão de informações, alcançar os diferentes segmentos de mercado, estabelecer relação com o seu público-alvo e manter contínuo desenvolvimento. Considera-se que o acesso a dados e informações oportuniza aos empreendedores melhorar seus negócios e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de seu público.
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