Criação de conhecimento na liderança e desenvolvimento de novos líderes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p205-226

Palavras-chave:

Liderança, Feedback, Comunicação

Resumo

A liderança deve comunicar, motivar, delegar e planejar ações para que seus liderados apresentem comprometimento e demonstrem empenho em alcançar os objetivos propostos nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos principais gestores da empresa, sobre a liderança e a importância da comunicação para atingir os resultados organizacionais, bem como identificar as possibilidades de aprimoramento e melhorias. Para tanto, a metodologia de pesquisa aplicada foi de caráter exploratório e abordagem qualitativa, por meio de um roteiro semiestruturado e entrevistas em profundidade conduzidas junto a seis gerentes. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de a empresa investir no desenvolvimento de líderes para aprimorar a comunicação interna e o processo de feedback, que foram citados pelos gestores como principais pontos de melhoria. Além disso, os resultados apontam para o desenvolvimento dos atuais e futuros líderes que atuam na organização.

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Biografia do autor

Uiliam Hahn Biegelmeyer, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração

Gissele Vacari

MBA em Gestão de Pessoas

Flavia Camargo Bernardi, MKF Soluções

Mestra em Administração

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Engenharia de Produção

Tania Craco, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração

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Publicado

19/09/2020

Como citar

BIEGELMEYER, U. H.; VACARI, G.; BERNARDI, F. C.; CAMARGO, M. E.; CRACO, T. Criação de conhecimento na liderança e desenvolvimento de novos líderes. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 205–226, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p205-226. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5250. Acesso em: 24 abr. 2024.

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