A Organização do Conhecimento no RPG eletrônico por meio de ontologias

Autores

  • Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Biblioteconomia.
  • Samantha Alves Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p107-131

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, Ontologia, RPG, Jogo de Interpretação de Papéis, Jogo Eletrônico, RPG eletrônico, Análise Facetada, Sistemas de Organização do Conhecimento

Resumo

Investiga a Organização do Conhecimento e sua aplicação aos jogos eletrônicos, expondo os desafios e problemas desta atividade. Propõe a ontologia como uma forma de Organização do Conhecimento adequada para representar materiais nascidos no formato digital, de acordo com o paradigma da Web Semântica. Utiliza como recorte temático o estudo prático do gênero de jogos eletrônicos chamado RPG (Role-Playing Game), expondo suas características, elementos e hierarquias. Emprega como método a pesquisa exploratória, onde o conteúdo da Organização do Conhecimento é abordado, desde a definição do que é a Organização do Conhecimento, o que é o conceito, o que é um Sistema de Organização do Conhecimento e o que é uma ontologia, até a parte específica sobre os jogos eletrônicos e suas especificidades na representação. Oferece uma aplicação do conteúdo pesquisado, por meio de uma análise facetada dos jogos eletrônicos aplicada à construção de uma ontologia, sendo essa construção feita experimentalmente passo-a-passo. Aborda o potencial da ontologia ilustrando com o exemplo da aplicação da ontologia à organização dos jogos de RPG eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Biblioteconomia.

1999 - 2005 Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Organização e representação do conhecimento: fundamentos teórico-metodológicos para a busca e recuperação da informação em ambientes virtuais., Ano de Obtenção: 2005. Orientador: Rosali Fernandez de Souza . Palavras-chave: Organização do conhecimento; Recuperação da informação; Web. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Organização do Conhecimento. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Recuperação da Informação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Setores de atividade: Outros setores. 1993 - 1997 Mestrado em Ciência da Informação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Título: Organização do conhecimento para recuperação da informação: uma abordagem ao ensino nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, Ano de Obtenção: 1997. Orientador: Rosali Fernandez de Souza e Nice Menezes de Figueiredo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Organização do conhecimento; Biblioteconomia; Ensino; Brasil; Ciência da Informação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia / Especialidade: Teoria da Classificação. Setores de atividade: Outros setores. 1985 - 1989 Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Referências

ALMEIDA, M. B. Revisiting Ontologies: A Necessary Clarification. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New Jersey, v. 64, no 8, p. 1682-1693, 2013.

APPERLEY, T. H. Genre and game studies: Toward a critical approach to video game genres. Simulation & Gaming, London, v. 37, n. 1, p. 6-23, 2006.

CAMPOS, Maria Luiza Almeida; GOMES, Hagar Espanha. Metodologia de elaboração de tesauro conceitual: a categorização como princípio norteador. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 348-359, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n3/a05v11n3.pdf. Acesso em: 29 set. 2019.

CLARKE, Rachel Ivy; LEE, Jin Ha; CLARK, Neils. Why Video game genres fail: a classificatory analysis. Games and Culture, London, v. 12, n. 5, p. 445-465, 2015.

DAHLBERG, Ingetraut. Fundamentos teórico-conceituais da classificação. Revista de biblioteconomia de Brasília, Brasília, DF, v.6, n.1, p. 9-21, 1978a. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/78257. Acesso em: 29 set. 2019.

DAHLBERG, Ingetraut. Teoria do conceito. Ciência da informação, Brasília, DF, v.7, n. 2, p. 101-107, 1978b. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115/115. Acesso em: 29 set. 2019.

DUARTE, E. A.; CERQUEIRA, R. F. P. de. Análise Facetada: um olhar face a modelagem conceitual. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 39-52, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php. Acesso em: 6 out. 2019

ELVERDAM, C.; AARSETH, E. Game classification and game design: construction through critical analysis. Games and Culture, London, v. 2, n. 1, p. 3-22, 2007.

GNOLI, C. Metadata about what? Distinguishing Between Ontic, Epistemic and Documental Dimensions in Knowledge Organization. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 39, n. 4, 2012.

GRUBER, Thomas R. Toward Principles for the Design of Ontologies Used for Knowledge Sharing. International Journal of Human-Computer Studies, Oxford, v. 43, p. 907-928, ago. 1993. Disponível em: https://tomgruber.org/writing/ontodesign.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.

GUARINO, Nicola; OBERLE, Daniel; STAAB, Steffen. What Is An Ontology? In: STAAB, Steffen; STUDER, Rudi. (Org.). Handbook on Ontologies. 2. ed. Berlim: Springer, 2009. p. 1 17. Disponível em: https://iaoa.org/isc2012/docs/Guarino2009_What_is_an_Ontology.pdf. Acesso em 29 out. 2019.

HJØRLAND, Birger. Theories are knowledge organizing systems. Knowledge Organization, Frankfurt, v. 42, n. 2, p. 113-128, 2015.

HJØRLAND, Birger. What is Knowledge Organization (KO)? Knowledge Organization, Frankfurt, v. 35, n. 2, p. 86-101, 2008.

HODGE, Gail. Systems of Knowledge Organization for digital libraries:

beyond traditional authority files. Washington, DC: The Digital Library Federation, 2000. 37 p. Disponível em: https://www.clir.org/wpcontent/uploads/sites/6/pub91.pdf. Acesso em: 29 set. 2019.

ISOTANI, Seiji; BITTENCOURT, Ig Ibert. Dados abertos conectados. São Paulo: Novatec, 2015. E-book. Disponível em: https://ceweb.br/livros/dadosabertos-conectados/capitulo-3. Acesso em: 3 out. 2019.

LEE, Jin Ha. et al. Facet analysis of video games genres. In: iConference, p. 125-139, 2014. Proceedings [...]. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/47323. Acesso em: 29 set. 2019.

LIMA, G. N. B. O.; MACULAN, B. C. M. S. Estudo comparativo das estruturas semânticas em diferentes sistemas de organização do conhecimento. Ciência da informação, Brasília, DF, v. 46, n. 1, 2017. DOI: 10.18225/ci.inf..v46i1.4014. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/55121. Acesso em: 07 out. 2019.

LIMA, José Leonardo Oliveira; ALVARES, Lillian. Organização e representação da informação e do conhecimento. In: ALVARES, Lillian (Org.). Organização e representação da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios, interdisciplinaridades e aplicações. São Paulo: B4, 2012. cap. 1.

MILLS, Jack. A modern outline of library classification. London: Chapman and Hall, 1960.

MUNN, K.; SMITH, B. Applied Ontology: an introduction. Frankfurt: Onto Verlag, 2009.

NEEDHAM, C. D. Organizing knowledge in libraries: an introduction to information retrieval. 2nd ed. rev. London: Andre Deutsch, 1971.

NOY, Natalya F.; MCGUINNESS, Deborah L. Ontology development 101: a guide to creating your first ontology. Stanford: Stanford University, 2001. E-book. Disponível em: https://protege.stanford.edu/publications/ontology_development/ontology101.pdf. Acesso em: 3 out. 2019.

PIEDADE, M. A. R. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

RANGANATHAN, S. R. Colon classification: basic classification. Bombay: Madras Library Association Publication, 1960.

RANGANATHAN, S. R. The five Laws of Library Science. Bombay: Asia Publ. House, 1967.

RESMINI, Andrea; ROSATI, Luca. Semantic retail: towards a cross-context information architecture. Knowledge organization, Frankfurt, n. 35, p. 5-15. 2008.

ROLLING, Andrew; ADAMS, Ernest. Andrew Rollings and Ernest Adams on GameDesign. London: Pearson, 2003.

ROSA, Malvina Vianna. O papel da classificação na recuperação da informação: classificação facetada. Revista de biblioteconomia de Brasília, Brasília, DF, v.1, n.2, p. 207-210, 1973. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/77145. Acesso em: 29 set. 2019.

SALDANHA, Ana Alayde; BATISTA, José Roniere Morais. A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, DF, v. 29, n. 4, p. 700 717, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414 98932009000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 set. 2019.

SCHNEIDER, Peer. Origins: The History of IGN. IGN, New York, 11 jan. 2008. Disponível em: https://www.ign.com/articles/2008/01/11/origins-the-history-of-ign. Acesso em: 4 out. 2019.

SMIRAGLIA, R. P. The Elements of Knowledge Organization. Zürich: Springer, 2014.

SOUZA, Lucas Lopes Ferreira de; FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Consumer behavior of electronic games’ players: a study on the intentions to play and to pay. Revista de administração, São Paulo, v. 52, n. 4, out./dez. 2017. Não paginado. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080 21072017000400419&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 set. 2019.

STUDER, R.; BENJAMINS, R.; FENSEL, D. Knowledge engineering: principles and methods. Data & Knowledge Engineering, Amsterdam, v. 25, n. 1-2, p.161-198, 1998.

VICKERY, B. C. Ontologies. Journal of Information Science, London, v. 23, n. 4, p. 277 286, 1997.

VIGNOLI, Richele Grenge; SOUTO, Diana Vilas Boas; CERVANTES, Brígida Maria Nogueira. Sistemas de organização do conhecimento com foco em ontologias e taxonomias. Informação & sociedade, João Pessoa, v. 23, n. 2, p. 59-72, maio/ago. 2003. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/95993. Acesso em: 29 set. 2019.

Downloads

Publicado

19/09/2020

Como citar

MIRANDA, M. L. C. de; SANTOS, S. A. R. dos . A Organização do Conhecimento no RPG eletrônico por meio de ontologias. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 107–131, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p107-131. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5423. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos