Inovação na Educação

um olhar para os estilos de aprendizagem

Autores

  • Cleunisse Aparecida Rauen De Luca Canto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Cid Bastos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Maria Rengel Faculdade de Tecnologia SENAI Joinville

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p23-37

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Avaliação, Ambiente educacional, Inovação, Conhecimento

Resumo

Este estudo compara os resultados obtidos na aplicação de questionário sobre estilos de aprendizagem com achados da literatura, e correlaciona com as estratégias de ensino. Utilizamos os estudos obtidos na revisão realizada por Canto e Bastos (2019); aplicamos um questionário VAK (visual, auditory, kinesthetic) em 110 docentes-estudantes de uma pós-graduação e, na sequência, em 756 estudantes de diferentes modalidades; e comparamos os resultados obtidos. Dos 10 artigos selecionados, utilizaram instrumento de avaliação e focaram no padrão VAK, ou no VARK (incluindo aural-Read), no qual em 70% deles a preferência foi pelos estilos visual e cinestésico. Nesse estudo, 95% dos docentes-estudantes avaliados, e 80% nos demais estudantes, também demonstraram preferência pelos estilos visual e cinestésico. Concluímos que os estilos de aprendizagem permitem aos alunos identificar pontos fortes e fraquezas ao aprender, e aos professores definir as suas metas e estratégias de ensino para que consigam projetar atividades centradas no aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rogério Cid Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduações em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (1978); Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979); mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983); especialização em Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa (1988) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Ocupa, desde maio de 2016 o cargo de Pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui ampla experiência administrativa na gestão do Ensino Superior. Pesquisa temas relacionados a Sistemas de Conhecimento, com ênfase em: tratamento de incerteza; análise estatística; análise e tratamento de informação e empreendedorismo. Publicação superior a 35 artigos completos em periódicos e revistas, mais de 90 trabalhos apresentados em congressos e eventos científicos e dezenas de participação em bancas de concurso público em ensino superior.

Denise Maria Rengel, Faculdade de Tecnologia SENAI Joinville

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2015), Especialista em Psicopedagia pela Faculdade Padre João Bagozzi (2008), Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (2000). Atualmente é coordenadora da Faculdade SENAI Joinville, realizando a gestão dos cursos de graduação tecnológica, bacharelados, pós-graduações e extensões. Com experiência também nos seguintes temas: contexto social, aprendizagem significativa, formação docente. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Joinville; Integrante do Núcleo de Educação Superior da ACIJ - Associação Comercial e Industrial de Joinville; Integrante da Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação da Região Norte Nordeste; Integrante do Fórum Municipal de Educação de Joinville; Integrante da Associação Brasileira da Internet Industrial - ABII no Grupo Pessoas e Educação.

Referências

ALKOOHEJI, L.; AL-HATTAMI, A. Learning Style Preferences among College Students. International Education Studies, v. 11, n. 10, p. 50-63, 2018.

ALRABAH, S.; WU, S.-H.; ALOTAIBI, A. M. The Learning Styles and Multiple Intelligences of EFL College Students in Kuwait. International Education Studies, v. 11, n. 3, p. 38-47, 2018.

AYCAN, K. Discovering Learning Style with Active Music Education Practices. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 13, n. 4, p. 562-576, 2018.

BOSMAN, A.; SCHULZE, S. Learning Style Preferences and Mathematics Achievement of Secondary School Learners. South African Journal of Education, v. 38, n. 1, 2018.

CANTO, C. A. R. DE L.; BASTOS, R. C. Avaliação dos estilos de aprendizagem em universitários: uma revisão sistemática, Knowledge and Learning Governance for Innovation, ICKM/SUCEG, Anais, 2019. [no prelo].

CAMPOS, F. R. Inovação ou renovação educacional? Dilemas, controvérsias e o futuro da escolarização. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre, RS: Penso, 2019.

DELORS, J. (org.). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Editora Cortez, 7ª edição, 2012.

DINCOL-OZGUR, S. Effect of Learning Styles on Prospective Teachers' Self-Regulated Learning Skills. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 13, n. 4, p. 521-528, 2018.

DUNN, R.; DUNN, K. Ensinando alunos através de seus estilos individuais de aprendizagem. Reston, VA: Reston, 1978.

ELBAN, M. Learning Styles as the Predictor of Academic Success of the Pre-Service History Teachers. European Journal of Educational Research, v. 7, n. 3, p. 659-665, 2018.

FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Journal of Engineering Education, v. 78, n. 7, p. 674-681, 1988.

FLEMING, N.D.; MILLS, C. Not Another Inventory, Rather a Catalyst for Reflection. To Improve the Academy, v. 11, p. 137-155, 1992.

FLEMING, N. D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Christchurch, New Zealand: N. D. Fleming, 2001.

FLEMING, N; BAUME, D. Learning styles again: VARKing up the right tree! Educational Developments, SEDA Ltd, p. 4-7, Nov. 2006.

GREGORC, A F. Estilos de aprendizagem/ensino: Potentes forças por trás deles. Liderança Educacional, v. 5, p. 234-237, 1979.

GULNAZ, F.; FAROOQ, M. U.; ALI, S. Learning Styles: Preferred Learning Choices and Behaviors of Saudi Male and Female EFL Learners. Journal of Education and Educational Development, v. 5, n. 2, p. 60-77, 2018.

GÜNES, M. H. Learning Styles of the Students of Biology Department and Prospective Biology Teachers in Turkey and Their Relationship with Some Demographic Variables. Universal Journal of Educational Research, v. 6, n. 3, p. 366-377, 2018.

HUANG, F.; HOI, C. K. W.; TEO, T. The Influence of Learning Style on English Learning Achievement among Undergraduates in Mainland China. Journal of Psycholinguistic Research, v. 47, n. 5, p. 1069-1084, 2018.

KOLB, D. On management and the learning process. Working paper Sloan School of Management, Cambridge, 70p., 1973.

KOLB, D. Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1984.

KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Experiential Learning Theory as a Guide for Experiential Educators in Higher Education. A Journal for Engaged Educators, v. 1, n. 1, p. 7-44, 2017.

MEHAY, R. Honey & Mumford Learning Styles & VAK model. Bradford. 2010. Disponível em: http://www.essentialgptrainingbook.com/resources/chapter_10. Acesso em dezembro de 2019.

MENDES, A. G. L. M.; BOTTENTUI JUNIOR, J. B. Revisão Sistemática da Literatura (RSL) das Teses e Dissertações produzidas acerca dos estilos de aprendizagem. Revista EducaOnline, v. 9, n. 2, mai/ago, 2015.

NUNAN, D. Taking control autonomy in language learning. Hong Kong: Hong Kong Universtiy Press. 1996. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=pTHxAQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=david+nunan+(1996). Acesso em dezembro 2019.

ORTIZ, J. V. El conocimiento de los estilos de aprendizaje como medida de atención a la diversidad y sus implicaciones educativas en educación infantil. Revista Digital Enfoques Educativos, nº 75, p. 85-94, Mar. 2011.

SANTOS, C. A. DOS; BACINELLO, E.; HEIN, N. Fatores discriminantes dos estilos de aprendizagem dos acadêmicos de ciências contábeis. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 22, n. 3, 2017.

SILVA, G. DO O. L.; WECHSLER, S. M. Estilos de aprendizagem: análise de produção científica brasileira. Revista Estilos de Aprendizaje, v. 5, n. 3, Abril, 2010.

ÜNSAL, G. A Study on the Importance of Learning Styles in Foreign Language Teaching. Journal of Languages' Education and Teaching, v. 6, n. 2, p. 184-191, 2018.

VILLAVICENCIO, L. M. El aprendizaje autónomo en la educación a distancia. 2004. Primer Congreso Virtual Latinoamericano de Educación a Distancia. Disponível em: LatinEduca2004.com, acesso em dezembro/2019.

Downloads

Publicado

19/09/2020

Como citar

CANTO, C. A. R. D. L.; BASTOS, R. C. .; RENGEL, D. M. Inovação na Educação: um olhar para os estilos de aprendizagem. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 23–37, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p23-37. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5426. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos