Aprendizagem e interação na rede social Facebook

Autores

  • Geovanna Cristina Falcão Soares Rodrigues Secretaria Municipal de Educação e Cultura em João Pessoa/PB
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p88-106

Palavras-chave:

Cultura Digital, Redes sociais, Aprendizagem, Interação, Facebook

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as interações que ocorrem nos sites de rede sociais, com o objetivo de analisar como as diferentes formas de interações ocorridas nos sites de redes sociais estão relacionadas a aprendizagens. Os dados foram coletados através da rede social Facebook a partir de postagens em seis páginas da referida rede social e analisados por meio das técnicas de análise de redes sociais e de análise de conteúdo, com auxílio de softwares. Os resultados encontrados apontaram que os sites de redes sociais, ao oferecer aos usuários diferentes possibilidades de interação e estimulam as redes de aprendizagens em suas dimensões cognitiva, afetiva e vivencial. As interações se relacionam a aprendizagens quando – através das postagens, compartilhamentos, comentários e reações – possibilitam que as pessoas dividam conhecimento, dialoguem, produzam conteúdo e expressem sentimentos e percepções, em uma rede infinita de possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Israel da Silva. Análise de redes de compadrio na freguesia de Viamão (Século XVIII). In: SANTOS, Amanda Basilio; MACHADO, Juliana Porto; COLVERO, Ronaldo Bernardino. Interdisciplinaridade nas ciências humanas. Caminhos da pesquisa contemporânea. Jaguarão: Editora CLAEC, 2017. 2888 p. ISBN 978-85-93548-05-5 Disponível em: https://goo.gl/XGDx2C. Acesso em: 14 dez. 2019.

ASSMANN. Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade do conhecimento. In: ASSMANN, Hugo. Redes digitais e metamorfoses do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005. 128 p. ISBN 978-8532631534.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 225 p. ISBN 9789724408989.

BORDERIE, René La; PATY, Jacques; SEMBEL, Nicolas. As ciências cognitivas em educação. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

BRENNAND, E. G. G.; BRENNAND, Eládio de Góes. Informação interativa e a formação de colégios invisíveis. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 23, p. 89-99, 2013.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 17ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2016. 632 p. ISBN 9788577530366.

DI FELICE, MASSIMO. Net-ativismo: da ação social para o ato conetivo. 1 ed. São Paulo: Paulus Editora, 2017. 288 p. ISBN 9788534945745

DYSSON, Esther; GILDER, George; KEYWORTH, Jeorge; TOFFLER, Alvin. Ciberespaço e o sonho americano: Uma magna carta para a era do conhecimento. Progress & Freedom Foundation, 1994. Disponível em: http://www.pff.org/issues pubs/futureinsights/fi1.2magnacarta.html. Acesso em:13 dez. 2019.

FACEBOOK. Ferramentas para desenvolvedores. Online, 2018. Disponível em: https://developers.facebook.com/tools/. Acesso em: 25 abr. 2018.

FACEBOOK. Marketing. Facebook. Site Facebook, online, 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/business/marketing/facebook. Acesso em: 11 mai.2019.

GAMA, Rui; BARROS, Cristina; FERNANDES, Ricardo. Science Policy, R&D and Knowledge in Portugal: an Application of Social Network Analysis. Journal of the Knowledge Economy v. 9, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13132-017-0447-3. Acesso em: 15 jun. 2018.

ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. 280 p. ISBN 9788565848305.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009. 432 p. ISBN 9788576570844.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD Sam. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014. 408 p. ISBN 9788576571629.

KIETZMANN, J.H.; HERMKENS, K.; MCCARTHY, I.P.; SILVESTRE, B.S. Social media? Get serious! Understanding the functional building blocks of social media. Business Horizons, Vol. 54(3), p. 241-251, 2011.

LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Edições Loyola, 1998. 232 p. ISBN 978-8515016709.

LÉVY. Pierre. A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010. 272p. ISBN 978-8573261264.

LÉVY, Pierre. A esfera pública do século XXI. In: DI FELICE. Massimo., PEREIRA, Eliete. e ROZA, Erick. Net-ativismo: Redes digitais e novas práticas de participação. Campinas: Papirus, 2017. 288 p. ISBN 9788534945745.

MOZZATO, Anelise. Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, 2011. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/874. Acesso em: 14 dez. 2019.

NETVIZZ. Aplicativo Netvizz v1.44. (online), 2018. Disponível em: https://apps.facebook.com/netvizz/?ref=br_rs. Acesso em: 23 nov. 2018.

PAIVA, Cláudio C. Hermes no ciberespaço: uma interpretação da comunicação e cultura na era digital. João Pessoa: Editora UFPB, 2013.

RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: EDUFBA, 2017. (Coleção Cibercultura) ISBN 978-85-232-1669-6.

RECUERO, Raquel; BASTOS, Marco; ZAGO, Gabriela. Análise de redes para mídia social. Porto alegre: Editora Sulina, 2015. 182 p. ISBN 978-8520507339.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SALVIATI, Maria. Elisabeth. Manual do Aplicativo Iramuteq (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3). Planaltina, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati/view. Acesso em: 14 dez. 2019.

SCAICO, Pasqueline Dantas. QUEIROZ, Ruy José Guerra Barretto de. A educação do futuro: uma reflexão sobre aprendizagem na era digital. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013). XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). 2013. P. 889 – 893.

VIEIRA, Kalyne de Souza. Movimento põe no rótulo: Net-ativismo: redes sociais digitais. 2016. Dissertação. (Mestrado em Comunicação) Programa de pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal da Paraíba, Joao Pessoa, 2016.

Downloads

Publicado

19/09/2020

Como citar

CRISTINA FALCÃO SOARES RODRIGUES, G. .; GUSMÃO DE GÓES BRENNAND, E. . Aprendizagem e interação na rede social Facebook. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 88–106, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p88-106. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5428. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos