Uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação

infometric use

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v8n1.p52-70

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Educação, Pesquisas, Estudo Infométrico, Comunicação da Informação em CT & I

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação sobre os fundamentos dos estudos desenvolvidos no Brasil sobre o tema inclusão digital na área de Educação. Apresenta o quadro das leis da bibliometria e o diagrama multidisciplinar das pesquisas sobre inclusão digital na Educação. Traz como objetivos discutir os fundamentos teóricos-conceituais do termo inclusão digital e apresentar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual este artigo é uma das partes complementares. O método utilizado é do tipo infométrico desenvolvido no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados foi realizada por meio do formulário infométrico e a análise dos dados a partir do teste sociométrico. Como resultado o artigo indica o quantitativo dos trabalhos científicos (teses e dissertações) sobre inclusão digital na Educação, os principais clusters quanto aos fundamentos teóricos e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Professora na Universidade Federal da Bahia.

Líder do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digitl).

Referências

BALL, S.J. Big policies/small world: an introduction to international perspectives in education policy. Comparative Education, Penn State, v. 34, n. 2, p. 119-130. 1998.

CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. The concept of information. Annual Review of Information Science and Technology, v. 37, p. 343-411, 2007.

CASTEL. R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Trad. Iraci Poleti. Petrópolis: Vozes, 1998.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. de Roneide Venancio Majer. São Paulo, Paz e Terra, 2000.

DEMO, Pedro. Charme da exclusão social. Campinas: Autores Associados, 2002.

DIJK, J. A. G. M. Van. The Network society: social aspects of new media. 2 ed. London: Sage Publication, 2006. 292p.

DUARTE. N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?. Campinas: Autores Associados, 2008.

EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC). Ministro defende veto a Lei que amplia acesso à internet a estudantes. Agência Brasil. 2021. Disponível em: https://www.ebc.com.br/. Acesso em: 10 ago. 2021.

FREIRE, Isa Maria. Sobre a temática “responsabilidade social” na literatura da Ciência da Informação indexada pela Brapci. Logeion, Brasília, v. 1, n. 1, p. 59-76, 2014.

GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Rio de Janeiro, 2003.

LÉVY, P. Cyberculture. Paris, Éditions Odile Jacob, 1997.eq

LÉVY, P. L'intelligence colletive. Pour une anthopologie du cyberspace. Paris, Éditions La Découvert, 1994.

LURIA, A. R.; LEONTIEV, A.N.; VYGOTSKY, L.S. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005.

NEVES, B. C. Center for information management and intelligence of the School of Public Legal Defense of the State of Bahia. Biblios (Lima), v. 45, p. 64-69, 2012.

NEVES, B. C.; FREIRE, I.M.; SUAIDEN, E.J. Conscientização da metamorfose: discussão sobre os conceitos de inclusão e integração no âmbito da inclusão sociodigital. Comunicações. V.25, n.2, 2018. Disponível em: DOI http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p3-27 . Acesso em: 02 de 2020.

NEVES, B.C. Inclusão digital na educação: ciborgues, hackers e políticas públicas. Curitiba: CRV, 2019.

PEIXOTO, J.; ECHALAR, A. D. L. F. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 507-526, dez. 2017. ISSN 1983-7771. Disponível em: <http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836>. Acesso em: 25 maio 2021.

PINTO, Á. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, v.1, 2005.

PRETTO, N. L. Formação de professores exige rede! Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.20, 2002.

RIBEIRO, M. Exclusão: problematização do conceito. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.23-49, jan-jun. 1999.

SANZ-CASADO, E.; ZORITA, C. G. Evolution of Epistemological Foundations of Metric Information Studies. 4. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Anais..., Recife, Edufpe, 2014.

SARACEVIC, T. Information science. In: Marcia J. Bates and Mary Niles Maack (Eds.) Encyclopedia of Library and Information Science. New York: Taylor & Francis, 2009.

SILVA, A. M.; RIBEIRO, F. Das ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Afrontamento, 2008.

SILVA, I. N. et al. Inclusão digital em escolas públicas através de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de disciplinas STEM. Novas Tecnologias na Educação, V. 15 No 2, dezembro, 2017.

SORJ, B. A nova sociedade brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

VANTI, N. A. P.. Os links e os estudos webométricos. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 78-88, jan./abr. 2005.

WARSCHAUER, M. Learning the digital age. Educational Leaderschip, London, v.63, n.4, dec.2005-jan 2006, p. 34-38.

WARSCHAUER, M. Laptops and literacy: learning in the wireless classroom. New York: Teaches College Press, 2007.

WOLTON, D. Internet, et après? Paris: Flamarion, 2012.

THOMAS, M. Technology, Education, and the Discourse of the Digital Native: Between evangelists and dissenters. In:Thomas, M (Ed) Deconstructing Digital atives: Young people, technology and the new literacies. London: Routledge, p. 1-11, 2011.

Downloads

Publicado

28/09/2021

Como citar

NEVES, B. C. Uso da infometria na identificação de clusters e o diagrama multidisciplinar das pesquisas brasileiras sobre inclusão digital na área de educação: infometric use. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 52–70, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v8n1.p52-70. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5808. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)