DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE E MÚSICA NO CONTEXTO HOSPITALAR PEDIÁTRICO

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo
  • Paula Maria Pereira Universidade de São Paulo
  • Fabio Carmona Universidade de São Paulo
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p212-223

Resumo

Estudos têm sido realizados para verificar formas de tornar a assistência pediátrica humanizada e inclusiva. Assim, teve-se por objetivo verificar se a disseminação de informações em saúde e de músicas na página de um hospital pediátrico, em uma rede social, promove algum tipo de reação ou envolvimento do público. O estudo, de caráter quantitativo, contemplou diferentes etapas do ciclo informacional, como: a seleção de informações em saúde e músicas; a produção de informações em saúde em linguagem simples; a disseminação de informações em saúde e músicas na página do hospital pediátrico. No período da intervenção, foram disseminadas 22 informações em saúde na página do hospital, que alcançaram um total de 19.156 pessoas, e 27 músicas que alcançaram um total de 17.914 pessoas. Embora informações em saúde e músicas promovam algum tipo de envolvimento, as informações em saúde são mais compartilhadas pelo público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo

Professora Doutorada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Paula Maria Pereira, Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração de Empresas e graduanda na Universidade de São Paulo.

Fabio Carmona, Universidade de São Paulo

Livre Docente na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016.

DUE, F. B.; GHETTI, C. M. Implementation of music therapy at a Norwegian children’s hospital: a focused ethnographic study. Voices: A

World Forum for Music Therapy, v. 18, n. 2, p. 1–21, 2018.

EVERHART, J. L.; HASKELL, H.; KHAN, A. Patient and family centered care: leveraging best practices to improve the care of hospitalized children. Pediatric Clinics of North America, v. 66, n. 4, p. 775–789, 2019.

FONG, H. F. et al. Association between health literacy and parental self-efficacy among parents of newborn children. Journal of Pediatrics, v. 202, n. Nov., p. 265–271, 2018.

KAMPOUROGLOU, G. et al. Parental anxiety in pediatric surgery consultations: the role of health literacy and need for information. Journal of Pediatric Surgery, s.v., s.n., p. 1–7, 2019.

KÜMPEL, A.S.; KARNOWSKI, V.; KEYLING, T. News sharing in social media: a review of current research on news sharing users, content, and networks. Social Media + Society, v. Jul-Dec, p. 1–14, 2015.

LOGAN, D. E. et al. Social robots for hospitalized children. Pediatrics, v. 144, n. 1, 2019.

PRETI, C.; WELCH, G. F. Music in a hospital: the impact of a live music program on pediatric patients and their caregivers. Music & Medicine, v. 3, n. 4, p. 213–223, 2011.

SACKETT, David L. Evidence-based medicine. Seminars in Perinatology, v. 21, n. 1, p. 3–5, 1997.

SHUMAN, J. et al. Group music therapy impacts mood states of adolescents in a psychiatric hospital setting. Arts in Psychotherapy, v. 49, p. 50–56, 2016.

UNITED STATES. Plain language definition. Disponível em: https://www.plainlanguage.gov/about/definitions/. Acesso em: 25 ago. 2019.

Downloads

Publicado

10/10/2019

Como citar

GALVÃO, M. C. B.; PEREIRA, P. M.; CARMONA, F.; RICARTE, I. L. M. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE E MÚSICA NO CONTEXTO HOSPITALAR PEDIÁTRICO. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 212–223, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v6n1.p212-223. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4825. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)