DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE E MÚSICA NO CONTEXTO HOSPITALAR PEDIÁTRICO
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p212-223Resumo
Estudos têm sido realizados para verificar formas de tornar a assistência pediátrica humanizada e inclusiva. Assim, teve-se por objetivo verificar se a disseminação de informações em saúde e de músicas na página de um hospital pediátrico, em uma rede social, promove algum tipo de reação ou envolvimento do público. O estudo, de caráter quantitativo, contemplou diferentes etapas do ciclo informacional, como: a seleção de informações em saúde e músicas; a produção de informações em saúde em linguagem simples; a disseminação de informações em saúde e músicas na página do hospital pediátrico. No período da intervenção, foram disseminadas 22 informações em saúde na página do hospital, que alcançaram um total de 19.156 pessoas, e 27 músicas que alcançaram um total de 17.914 pessoas. Embora informações em saúde e músicas promovam algum tipo de envolvimento, as informações em saúde são mais compartilhadas pelo público.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016.
DUE, F. B.; GHETTI, C. M. Implementation of music therapy at a Norwegian children’s hospital: a focused ethnographic study. Voices: A
World Forum for Music Therapy, v. 18, n. 2, p. 1–21, 2018.
EVERHART, J. L.; HASKELL, H.; KHAN, A. Patient and family centered care: leveraging best practices to improve the care of hospitalized children. Pediatric Clinics of North America, v. 66, n. 4, p. 775–789, 2019.
FONG, H. F. et al. Association between health literacy and parental self-efficacy among parents of newborn children. Journal of Pediatrics, v. 202, n. Nov., p. 265–271, 2018.
KAMPOUROGLOU, G. et al. Parental anxiety in pediatric surgery consultations: the role of health literacy and need for information. Journal of Pediatric Surgery, s.v., s.n., p. 1–7, 2019.
KÜMPEL, A.S.; KARNOWSKI, V.; KEYLING, T. News sharing in social media: a review of current research on news sharing users, content, and networks. Social Media + Society, v. Jul-Dec, p. 1–14, 2015.
LOGAN, D. E. et al. Social robots for hospitalized children. Pediatrics, v. 144, n. 1, 2019.
PRETI, C.; WELCH, G. F. Music in a hospital: the impact of a live music program on pediatric patients and their caregivers. Music & Medicine, v. 3, n. 4, p. 213–223, 2011.
SACKETT, David L. Evidence-based medicine. Seminars in Perinatology, v. 21, n. 1, p. 3–5, 1997.
SHUMAN, J. et al. Group music therapy impacts mood states of adolescents in a psychiatric hospital setting. Arts in Psychotherapy, v. 49, p. 50–56, 2016.
UNITED STATES. Plain language definition. Disponível em: https://www.plainlanguage.gov/about/definitions/. Acesso em: 25 ago. 2019.
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.