Arquivologia e educação

múltiplas abordagens

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila Ribeiro Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v7n2.p63-87

Palavras-chave:

Arquivologia, Educação, Arquivos escolares, Educação patrimonial

Resumo

Este trabalho objetivou apresentar um panorama das interlocuções entre a Arquivologia e a Educação, a partir de múltiplas abordagens a serem exploradas como: difusão, ações educativas, serviço educativo em arquivos, Educação Patrimonial e iniciativas que partem das universidades via projetos de extensão, grupos de pesquisa, disciplina e eventos. Consideramos relevante, inicialmente apresentar esse panorama por evidenciar as possibilidades de temas e ações que podem advir do diálogo entre os campos de conhecimento, além de demonstrar que o entrecruzamento entre esses campos vem se desenvolvendo ao longo do tempo. Posteriormente abordamos o arquivo escolar como um eixo relevante dessa aproximação, a partir de alguns aspectos como uma contextualização da sua construção enquanto objeto de estudo e as suas possibilidades e usos. Consideramos que a aproximação entre as áreas proporciona uma compreensão multidimensional dos arquivos como instrumentos não apenas direcionados a atender demandas legais, comprobatórias, administrativas e funcionais, mas também funções educativas, históricas e culturais. Além de que, defendemos que tanto nas escolas quanto nas instituições arquivísticas podemos empreender esforços no sentido de potencializar os usos dos arquivos com fins educativos, tornando-os visíveis para serem utilizados enquanto instrumentos favoráveis nos processos de ensino e aprendizagem, com destaque à metodologia da educação patrimonial.

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Publicado

15/03/2021

Como citar

RODRIGUES, F. da S. .; GOMES, P. R. . Arquivologia e educação: múltiplas abordagens. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, p. 63–87, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v7n2.p63-87. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5628. Acesso em: 23 abr. 2024.

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