Autoavaliação

um olhar de inovação para a avaliação da aprendizagem das novas gerações

Autores

  • Vivian Lely Fasolo Marxreiter UFSC
  • Graziela Grando Bresolin
  • Patricia de Sá Freire

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v7n2.p46-62

Palavras-chave:

Autoavaliação, Inovação na educação, Metodologias ativas, Avaliação, Nativos digitais

Resumo

Um dos grandes desafios da atualidade para o sistema educacional, consiste em considerar a participação o aluno durante o processo avaliativo respeitando sua autonomia e controle sobre sua aprendizagem, de modo a tornarem-se agentes da construção de seu próprio conhecimento. Diante deste contexto, chega-se à seguinte pergunta de pesquisa que deu origem a este artigo: Como inovar no proceso de avaliação da aprendizagem das novas gerações utilizando-se da autoavaliação? A partir de uma pesquisa teórica bibliográfica, o objetivo é analisar a autoavaliação como instrumento de inovação no proceso de avaliação da aprendizagem das novas gerações. Os resultados demonstram que a autoavaliação favorece a autonomia e inovação no processo de avaliação, além de atender as necessidades e expectativas de aprendizagem das novas gerações, visto que proporciona autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem e autoanálise de seu desempenho. Proporcionando também subsídio para aplicação da autoavaliação em aula para motivar o aluno jovem durante o processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Auxilia tanto no planejamento, acompanhamento, avaliação dos resultados de ensino e aprendizagem. Conclui-se que se faz necessário repensar as concepções e os princípios avaliativos, tendo em vista que a avaliação é peça-chave no acompanhamento dos processos de aprendizagem e autonomia tornando-se uma tarefa didática necessária, permanente para acompanhar o progresso da aprendizagem e na autogestão da prática educacional, para a tomada de decisão e no planejamento didático.

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Publicado

15/03/2021

Como citar

MARXREITER, V. L. F.; BRESOLIN, G. G. .; FREIRE, P. de S. . Autoavaliação: um olhar de inovação para a avaliação da aprendizagem das novas gerações. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, p. 46–62, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v7n2.p46-62. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5633. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigos