Fique em casa e conecte-se à internet

tecnologia da informação e ensino online

Autores

  • Jovino Pizzi Universidad Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p121-140

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino em rede, Reinventar a educação

Resumo

O uso da Internet para a educação tem sido um dos temas mais discutidos pelos docentes, pais e alunos. Com a pandemia, o debate proliferou pelas redes. Por um lado, persiste a recusa no uso das plataformas online para a educação. Outra tendência defende um modelo híbrido. A terceira atitude afirma que se trata de uma grande oportunidade para novos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa recolhe manifestações de docentes durante o período de confinamento. Nas duas últimas semanas de março, a pesquisa reuniu distintas experiências de docentes da Espanha, Chile e do Brasil. Elas são fundamentadas com argumentos que sustentam cada uma das três alternativas. Deste modo, deseja-se contribuir para uma sólida discussão, em tempos nos quais a tecnologias da informação modificam os processos de interconexão entre as pessoas e, em decorrência, se transformam em ferramentas para facilitar o ensino em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BILBENY, Norbert. Ética como menester. In: GARCÍA-MARZÁ, D. y Otros. Homenaje a Adela Cortina. Ética y filosofía política. Madrid: Tecnos, 2018, p. 285-296.

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Cadastro e-MEC, dez. 2017. Disponível em: https://emec.mec.gov.br . Acceso en: 19 abril 2020.

CARR, N. ¿Qué está haciendo internet con nuestras mentes? Superficiales. México: Taurus, 2011. 326p.

CORTINA, A. ¿Para qué sirve realmente la ética? Barcelona: Paidós, 2013. 180 p.

FERRY, J. M. Les puissances de l`expérience. Paris: Les Éditions du Cerf, 1991. 472 p. (vol. I: Le sujet et le verbe).

GARCÍA-MARZÁ, D. y Otros. Introducción. In: GARCÍA-MARZÁ, D. y Otros. Homenaje a Adela Cortina. Ética y filosofía política. Madrid: Tecnos, 2018, p. 11-14.

HABERMAS, J. Mundo de la vida, política y religión. Madrid: Trotta, 2015. 284 p.

HONNETH, A. La sociedad del desprecio. Madrid: Trotta, 2011. 240 p.

HONNETH, A. El derecho a la libertad. Esbozo de una eticidad democrática. Buenos Aires: Katz Editores, 2014. 446 p.

MAESTRE, B. R. El reconocimiento mutuo: por una ética de los servicios sociales. In: GARCÍA-MARZÁ, D. y Otros. Homenaje a Adela Cortina. Ética y filosofía política. Madrid: Tecnos, 2018, p. 383-393.

MARZÁ, D. y Otros. Homenaje a Adela Cortina. Ética y filosofía política. Madrid: Tecnos, 2018, p. 243-257. Disponível em: https://www.uji.es/com/vox-noticies/2019/01/llibre-adela-cortina/. acceso em: 20 mar. 2020.

PIZZI, J. Democracias sin sujetos: La espiral de la virtual-tecnocracia frente a la gramática pronominal. In: GONZÁLEZ-ESTEBAN, E. Ética y democracia desde la razón cordial. Granada: Editorial Comares, 2019, p. 363-369.

SCHWAB, Hans-Rüdiger. La conectividad del todo. Lou Andreas-Salomé y las implicaciones éticas del concepto Mitleben en el pensamiento moderno. In: GARCÍA-MARZÁ, D. y Otros. Homenaje a Adela Cortina. Ética y filosofía política. Madrid: Tecnos, 2018, p. 243-257.

Downloads

Publicado

26/09/2020

Como citar

PIZZI , J. . Fique em casa e conecte-se à internet: tecnologia da informação e ensino online. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 121–140, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v7n1.p121-140. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5447. Acesso em: 18 abr. 2024.