Tecnologias de informação e comunicação na gestão do conhecimento em instituições de ensino superior na América Latina

Autores

  • Vidalina De Freitas De Freitas Profesor Titular. Departamento de Ciencias Económicas y Administrativas. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela https://orcid.org/0000-0002-8299-4146
  • Carlos Enrique Zerpa Garcia Profesor Titular. Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela https://orcid.org/0000-0002-7150-384X
  • Guillermo E. Yáber Oltra Profesor Titular. Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela https://orcid.org/0000-0001-7715-5201
  • José Vicente Carrasquero https://orcid.org/0000-0003-4227-8505

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5721

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. TIC. Ferramentas. Práticas. Educação superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar as ferramentas e práticas de gestão do conhecimento (GC) que facilitam as atividades diárias do pessoal que trabalha em instituições acadêmicas na América Latina. O desenho da pesquisa é quantitativo, descritivo, não experimental e Ex post facto. A amostra foi intencional, composta por 374 pessoas. Os resultados mostram que as ferramentas e práticas de GC mais utilizadas são: modalidades de aprendizagem online, tecnologia móvel, redes de intercâmbio, e-mail, página pessoal, teleconferência, assinaturas digitais para documentos oficiais, sala de conferências, sistemas de aprendizagem baseados na web, grupo de trabalho, compartilhamento de experiências, Coaching e mentoring baseados na Web e práticas, sob a Internet e Intranet como plataformas de suporte. Conclui-se que, independentemente da existência de um sistema de GC, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de GC para o pessoal que trabalha em instituições acadêmicas latino-americanas.

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Biografia do autor

Vidalina De Freitas De Freitas, Profesor Titular. Departamento de Ciencias Económicas y Administrativas. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela

Doutor em Ciências Sociais e Humanas, Universidade Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.
Professor Titular, Universidade Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

Carlos Enrique Zerpa Garcia, Profesor Titular. Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela

Doctor en Psicología, Universidad Católica Andrés Bello (UCAB), Caracas, Distrito Capital, Venezuela.

Profesor Titular, Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

Guillermo E. Yáber Oltra, Profesor Titular. Departamento de Ciencia y Tecnología del Comportamiento. Universidad Simón Bolívar. Baruta. Venezuela

Doctor en Psicología-Análisis Conductual Aplicado, Western Michigan (WMICH), Kalamazoo-Michigan, USA.

Profesor Titular, Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

José Vicente Carrasquero

Doctor en Filosofía, Ciencias Políticas, University Of Connecticut (UCONN), Storrs, CT, USA.

Profesor Titular, Universidad Simón Bolívar (USB), Caracas, Miranda, Venezuela.

Publicado

11/03/2022

Como citar

De Freitas, V. D. F., Garcia, C. E. Z., Oltra, G. E. Y. ., & José Vicente Carrasquero. (2022). Tecnologias de informação e comunicação na gestão do conhecimento em instituições de ensino superior na América Latina. Ciência Da Informação, 51(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5721

Edição

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