apresentação

 

 

8 de março é a Dia internacional de Luta das Mulheres, que tem origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1975. Clara Zetkin defendeu a ideia na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910 e ela foi comemorada pela primeira vez em 1911. Nas suas raízes é uma data de protesto contra a histórica desigualdade de gênero nas sociedades de classes. A data fixa só aparece no meio de guerra em 1917, numa greve das mulheres russas por "pão e paz". Quatro dias após o início da greve o Czar renúncia e as mulheres conquistam o direito de voto. A greve começou em 23 de fevereiro, no calendário Juliano que era usado na Rússia, que corresponde ao 8 de março no calendário Gregoriano.

A revista Logeion - Filosofia da Informação saúda e se solidariza com todas as mulheres em sua interminável luta contra a discriminação e as desigualdades de gênero. Toda a equipe editorial da Logeion é composta por mulheres, exceto o seu editor. O trabalho destas mulheres fizeram a revista chegar a nota A4 na última avaliação publicada do Qualis Capes. A valorização da revista é uma conquista delas, das doze mulheres que assinam os artigos deste número e de todas as que assinaram antigos nos números anteriores. 

Chegamos ao nono ano de publicação da revista, e lançamos este número num contexto de grande esperança de mudanças sociais, econômicas e ambientais para os brasileiros. O governo eleito que tomou posse em 1o de janeiro tem forte compromisso com a democracia, após quatro anos de obscurantismo político. Esperamos pela redução das desigualdades e pela retomada do desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental. Esperamos por liberdade e reconhecimento das nossas diversidades. Cabe destacar as fortes esperanças que o governo Lula traz no mundo inteiro, tanto para a preservação da floresta Amazônica quanto para isolar a extrema-direita global. 

Neste tempo de mudanças e de luzes é hora de pensar, pensar racionalmente, fazer escolhas. Os treze artigos deste número compõem um painel de contribuições para a demarcação do que é Filosofia da Informação. Deleuze dizia filosofar é pensar conceitos. Assim, a Ciência da Informação se debruça sobre si mesmo para pensar o que é Informação para além da epistemologia. Informação é mais do que um termo polissêmico, é um significante que desloca sua significação para dentro dos contextos. 

O compromisso da Logeion desde o seu nascimento é com a Filosofia Prática: a Ética e a Política. O filósofo Fernando Suárez Muller, da Universidade Humanistica de Utrecht, apresenta os conceitos exploratórios do eco-humanismo, discutindo as relações entre utopia e responsabilidade. O artigo parece dialogar com a proposição de uma abordagem humanística da informação feita por outro filósofo da mesma universidade, Harry Kuneman, que foi publicada em números anteriores da revista.

O professor José AntonioCalegari, da Universidade Federal Fluminense, nos apresenta um trabalho com o calor da hora. Ele reflete os fatos do 08 de Janeiro passado, em que a extrema-direita tentou dar um golpe contra o Estado democrático de direito. Apresentando a democracia como uma construção coletiva necessária, situa a relevância do ativismo social e da pedagogia democrática na esfera pública. 

A professora Valéria Wilke, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com ndré Januário, doutorando no PPGCI do IBICT fazem uma importante discussão sobre o valor da desinformação em tempos de tempestades de informações fraudulentas. Eles discutem a desinformação dentro da economia política marxista. Apresentam a centralidade de dois conceitos: o Capital-informação e a economia política das plataformas digitais. 

E assim se sucedem os artigos focados na Informação, discutindo conceitos. O professor Edivânio Duarte de Souza, da Universidade Federal de Alagoas, e colaboradores, discutem o pluralismo terminológico e a desordem da informação nos ambientes digitais.

Seria redundante sumarizar todos os artigos publicados neste número da revista.Recomendamos fortemente que os leitores da Logeion passem os olhos nos seus sumários. 

Convidamos assim os nossos leitores para mergulhar neste número, sabendo que nele encontrarão mais do que apenas material inédito. São trabalhos originais que orientam e estimulam o pensamento crítico, discutindo conceitos. Cumprimos assim parte da nossa missão como grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia: "Desenvolver meios de valorização e divulgação dos estudos do campo em investigação"

(http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28200)

 

Rio de Janeiro, 08 de março de 2023

 

Clovis Ricardo Montenegro de Lima 

Editor