APRESENTAÇÃO

 

O grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação do IBICT publica agora o décimo volume da sua revista Logeion. São 10 anos trabalhando pela demarcação desta área dentro da Ciência da Informação, numa interface transdisciplinar com a Filosofia. Privilegiamos a Filosofia Prática: a Ética e a Política.

Havia ceticismo em torno da proposta quando publicamos o primeiro número da revista. Dizia-se que, apesar da sua relevância, a Filosofia da Informação não teria autores em quantidade e qualidade para garantir a publicação semestral de artigos. A nossa história mostra que estavam errados.

Cabe destacar a contribuição de autores convidados nos primeiros números da revista para a construção da sua reputação. Entre eles gostaríamos de mencionar e agradecer a colaboração dos professores filósofos da Universidade Humanistica de Utrecht, na Holanda: Harry Kunneman, Fernando Suárez Muller e Ruud Kaulingfreks, bem como dos professores uruguaio Rafael Capurro e norte americano Ronald Day.

É especialmente relevante citar a contribuição do filósofo holandês Harry Kunneman, que esteve no Rio de Janeiro em 2014, como pesquisador visitante no IBICT. Ele escreveu dois artigos, que foram publicados na Logeion, com a proposição de construção dos Estudos Humanísticos da Informação. Um dos artigos trazia bases conceituais humanísticas e o outro a proposta de uma profissionalização normativa.

Além disso, nossa história se confunde com a história dos Colóquios Habermas realizados no Rio de Janeiro neste período, juntamente com os Colóquios de Filosofia da Informação. Esses Colóquios foram fundamentais tanto para formação de uma incipiente comunidade de "filósofos da informação" quanto para a demarcação das áreas temáticas de interesse. Cabe agradecer a todos aqueles participaram e vem participando dos Colóquios.

Da fase inicial da revista deve-se destacar a coletânea de artigos do filósofo habermasiano Flávio Beno Siebeneichler. A coletânea de oito artigos publicada em 2018 inclui os trabalhos apresentados por Siebeneichler quando esteve como pesquisador visitante no IBICT. Essa coletânea funciona como guia de introdução à obra de Jurgen Habermas para professores e estudantes da Ciência da Informação.

A partir do ano passado decidimos publicar pela primeira vez os Anais dos Colóquios como número especiais da revista. Este ano começamos a publicar coletâneas dos autores com maior número de apresentações de trabalhos nos Colóquios. Foram publicadas quatro coletâneas, dos professores filósofos Jovino Pizzi (da UFPel), Delamar Volpato Dutra (da UFSC), Anderson Menezes da UFAL) e Charles Feldhaus (da UEL).

Na época em que lançamos a revista, havia também ceticismo quando a existência de um público receptor de Filosofia da Informação. O lançamento regular da revista mostrou que existe sim um público de leitores interessados nesta área. O mapa de visitantes evidencia que os nossos leitores estão distribuídos em todos os continentes, em especial nas Américas, na Europa e no Leste da Ásia.

Uma contribuição importante para a formação desse público leitor é o fato de oferecermos versão em HTML dos artigos. Esse formato facilita o uso de tradutores de textos gratuitos na Internet. Isso foi uma sugestão de Ronald Day, a quem agradecemos, e impactou positivamente na difusão global da revista.

Gostaríamos de fechar esta apresentação agradecendo os trabalhadores e os colaboradores da revista. Agradecendo em primeiro lugar a pesquisadora Maria Nélida Gonzalez de Gomez, que idealizou e liderou a formação do grupo de pesquisa Filosofia e Política da Informação em 2009. Maria Nélida é formadora de uma primeira geração de cientistas da informação interessados e estudiosos da Filosofia da Informação no Brasil. Foi a partir deles que germinou a semente desta área. Foi a partir deles que emerge a revista Logeion.

Agradecemos a todos aqueles que colaboram conosco participando do Comitê Editorial da Logeion. Eles são fundamentais na construção da rede em torno da revista, especialmente de autores brasileiros. Agradecemos também a todos aqueles que colaboram diretamente na produção da revista, participando da equipe editorial e na revisão dos artigos recebidos. Gostaríamos de agradecer nominalmente a professora Geni Chaves Fernandes, que compartilhou conosco a editoração da revista e em muito contribuiu na definição de um bom padrão de qualidade deste trabalho.

Finalmente, cabe falar do reconhecimento deste trabalho na Logeion. Formalmente, cabe mencionar a avaliação da Capes que atribuiu ao periódico a nota A4. É bom parâmetro do que está sendo feito na revista e com a revista. Cabe também falar do impacto do material publicado, destacando que um único artigo dos professores Cristiane Galvão e Ivan Ricarte, da USP de Ribeirão Preto, publicado em 2019, tem 380 citações. Isso demonstra os bons resultados deste esforço coletivo.

 

Rio de Janeiro,30 de agosto de 2023

Clovis Ricardo Montenegro de Lima

Editor