PREFÁCIO

 

No ano de 2012, apresentei meu primeiro trabalho no VIII Colóquio Habermas.

Na ocasião, elaborava os primeiros artigos sobre o Sistema de Ouvidorias Judiciais, tema de minha dissertação de mestrado.

Minha participação inicial no Colóquio Habermas contou com o apoio fundamental dos Professores Doutores Gilvan Luiz Hansen e do Marcelo Pereira de Mello, meu orientador.

Com o Professor Gilvan, tive os primeiros contatos com a “Consciência moral e agir comunicativo” e a “Mudança estrutural da esfera pública”, obras fundamentais de Habermas.

O diálogo com Habermas, permeado pelas lições preciosas do Professor Gilvan, bem como pelas orientações do Professor Marcelo Mello, fomentou vários dos artigos que estão presentes na coletânea que vem a público.

Analisar práticas do judiciário e a estrutura processual brasileira, com apoio em Habermas, tem sido o mote da produção acadêmica que elaboramos ao longo dos anos, pautando o tema da ética discursiva nesse subsistema social.

Destacando a contribuição inestimável dos meus professores, cabe dizer algumas palavras a respeito do Colóquio Habermas.

Dizem que a primeira impressão é a que fica.

Não poderia ser diferente.

A forma como fui recebido e presenciei como os alunos de pós-graduação são recebidos no Colóquio Habermas, sempre com a presença anfitriã cordial do Professor Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, deixou em mim a primeira e melhor impressão.

Trata-se de um ambiente onde autores e professores renomados, com simplicidade e acolhimento, recebem os pares e os alunos de forma toda especial.

Nessa esfera pública acadêmica, nos sentimos bem acolhidos e seguros para seguir com nossas pesquisas.

Hoje, como professor adjunto no Departamento de Direito de Macaé, Universidade Federal Fluminense, digo com segurança que o Colóquio Habermas abriu as portas para um pesquisador iniciante, assim como consolidou muitas reflexões que me permitiram obter sucesso no mestrado, no doutorado e no concurso para o magistério superior.

Por fim, agradeço a todos aqueles que desde o primeiro evento, no qual participei, apoiaram e contribuíram com essa caminhada, que hoje se materializa nessa coletânea oferecida ao leitor.

José Antonio Callegari

Outubro de 2023