INFORMAÇÃO E AMBIENTES ORGANIZACIONAIS: ENSAIO SOBRE A DINÂMICA DOS AMBIENTES INFORMACIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Antonio Rodrigues de Andrade UNIRIO
  • Catarina Roseira Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)
  • Aldo de Albuquerque Barreto Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2016v2n2.p104-119

Resumo

O termo informação ganhou relevância preponderante nas décadas finais do século passado, quando, a explosão informacional, potencializada pelas tecnologias emergentes, fez com que o seu tratamento ganhasse nova dimensão, devido ao seu ritmo cada vez mais crescente. A informação é um elemento fundamental das empresas que procuram a conquista da vantagem competitiva. Para utilizá-la de forma estratégica é importante saber que informações são adequadas, deixar as informações disponíveis e acessíveis, saber as informações relevantes, sua origem e a quem endereça-las e que sua transmissão seja intensa atendendo aos níveis de pertinência desejados. Entretanto, sua utilização pode não receber a devida atenção o que acarretará prejuízos tanto a eficiência quanto à eficácia organizacional. Considerando a relevância da informação, os ambientes informacionais, bem como a importância dos fluxos de informação para as Organizações, sejam elas públicas ou privadas, desenvolve-se este ensaio procurando apresentar, refletir e a provocar outras considerações e estudos a respeito da relação entre o ambiente organizacional e o ambiente informacional. Apresenta, ainda, conceitos de conjugação dos ambientes organizacional e informacional, bem como a sua dinâmica nas Organizações.

 

INFORMATION AND ORGANIZATIONAL ENVIRONMENTS: ESSAY ON THE DYNAMICS OF INFORMATIONAL ENVIRONMENTS IN ORGANIZATIONS

 

Abstract

The term information gained major relevance in the final decades of the last century, when the information explosion, boosted by emerging technologies, made its treatment gain a new dimension, due to its ever-increasing pace. Information is a key part of companies seeking to gain competitive advantage. To use it in a strategically form is important to know what kind of information is suitable, make it available and accessible, know the most relevant information, its origin and to whom address it and its transmission should be intense in view of the desired pertinence levels. Meanwhile, its use might not receive the due attention, what will cause losses in both efficiency and organizational effectiveness. Considering the relevance of the information, the information environments, as well as the importance of information flows for organizations, whether they are public or private, this essay was developed seeking to present, reflect and promote other considerations and works regarding the relationship between the organizational and informational environments. It also presents concepts of mixed organizational and informational environments, as well as its dynamics in organizations.

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Publicado

06/04/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INFORMAÇÃO E AMBIENTES ORGANIZACIONAIS: ENSAIO SOBRE A DINÂMICA DOS AMBIENTES INFORMACIONAIS NAS ORGANIZAÇÕES. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 2, p. 104–119, 2016. DOI: 10.21728/logeion.2016v2n2.p104-119. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/1771. Acesso em: 5 nov. 2024.