Memória e instituição

os registros da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (Porto Alegre-RS, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2020v7n1.p228-243

Palavras-chave:

Memória, Memória institucional, Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (AExAIE)

Resumo

Estudo exploratório, qualitativo, com técnica de coleta de dados através de análise documental, realizado na cidade de Porto Alegre, RS, durante o segundo semestre do ano de 2019. Analisa as narrativas registradas nos documentos da Associação de ex-alunos do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha (AExAIE). Busca compreender a memória desta escola, em funcionamento desde o 1869. Através dos registros memoriais das atividades desta Associação de ex-alunos obteve-se acesso a variadas documentações, como cartas, convites, atas de reunião, livros, fotos, objetos e ao informativo periódico da Associação. Com base nesses documentos foram descobertas narrativas acerca da escola entrelaçadas com datas e itens de memória afetiva. Conclui que as ações dos associados auxiliam tanto para a preservação da memória do Instituto Gen.Flores da Cunha (IE) quanto para o fortalecimento das identidades individuais e do grupo, além de ser uma forma de relacionar-se com a cidade exercitando a cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catiele Alves de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
    (PPGCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Bibliotecária no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
    (IFCH/UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Valdir José Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor titular do Departamento de Ciências da Informação e docente
    permanente Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação
    (PPGCIN) e de Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA) da
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-doutor
    em Memória social pela Universidade Federal do Estado do Rio de
    Janeiro (UNIRIO), Doutor em Sociologia pela Universidade de São
    Paulo (USP).

Referências

BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.

CHAVES, Ricardo. Instituto de educação criado em Porto Alegre no século 19 completa 150 anos nesta sexta-feira. Zero Hora, Porto Alegre, 4 abr. 2019. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2019/04/instituto-de-educacao-criado-em-porto-alegre-no-seculo-19-completa-150-anos-nesta-sexta-feira-cju31wykx00w001mwms83ry0f.html. Acesso em: 31 jul. 2019.

COSER, Stelamares. Lugares de memória. In: GONZÁLEZ, Elena C. P.; COSER, Stelamares. Em torno da memória: conceitos e relações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2017.

FREITAS, Lídia Silva; GOMES, Sandra Lúcia Rebel. Quem decide o que é memorável?: A memória de setores populares e os profissionais da informação. In: FORO SOCIAL DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, Buenos Aires, 2004. Anais [...]. Buenos Aires, 26 28 ago. 2004. 11 p. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/view/3967/2298. Acesso em: 20 jun. 2019.

HALBWACHS, M. Lescadressociaux de lamémoire. Paris: PressesUniversitaires de France, 1925.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez, 1993.

TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: UPF; Caxias do Sul: UCS, 2004. Cap.8 p. 91-109.

THIESEN, Icléia. Memória institucional. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

Downloads

Publicado

13/09/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Memória e instituição: os registros da Associação de Ex-alunos do Instituto de Educação General Flores da Cunha (Porto Alegre-RS, Brasil). Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 228–243, 2020. DOI: 10.21728/logeion.2020v7n1.p228-243. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5279. Acesso em: 21 nov. 2024.