Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19

uma análise das publicações dos boletins epidemiológicos do estado de alagoas

Autores

  • Paulo Ricardo Silva Lima Mestrando em Ciência da Informação - Universidade Federal de Alagoas/UFAL https://orcid.org/0000-0002-1848-4387
  • Francisca Rosaline Leite Mota Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ana Paula Orico Marques Cassé Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Tarlane Gomes Tenório Sales Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2021v7n2.p88-107

Palavras-chave:

Fake News, Desinformação, Transparência Pública, Redes Sociais Digitais

Resumo

No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela instantaneidade e interatividade, alcança uma infinidade de públicos. Como espaços férteis para o surgimento de Fake News e desinformação, podem gerar crises de confiabilidade e veracidade quanto às informações divulgadas pelo Governo, bem como não estimular o alagoano ao exercício da cidadania, nem agregar valor a essa sociedade. A partir do exposto, constata-se que a informação, nesse ambiente digital, deve ser tratada de forma crível, clara e responsável, com vistas a gerar maior confiabilidade, interação e acesso à informação de interesse social, bem como contribuir para a redução da circulação de Fake News e Desinformação. Adotou-se as pesquisas documental e qualitativa com uma abordagem exploratória, realizando-se a coleta de dados nas redes sociais oficiais do governo alagoano: Facebook, Instagram e Twitter.

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Biografia do Autor

  • Paulo Ricardo Silva Lima, Mestrando em Ciência da Informação - Universidade Federal de Alagoas/UFAL

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Especialista em Gestão da Qualidade na Administração Pública - UNEAL. Especialista em Direito Administrativo na Faculdade Campos Elíseos - FCE. Pós-graduando em Gestão de Pessoas pela Faculdade Campos Elíseos - FCE. Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Assessor administrativo na Defensoria Pública do Estado de Alagoas - DPEAL. Membro da comissão de Planejamento Estratégico - Conselho Regional de Administração de Alagoas- CRA/AL.

  • Francisca Rosaline Leite Mota, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG.  Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFAL. 

  • Ana Paula Orico Marques Cassé, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Mestranda em Ciência da Informação - PPGCI/UFAL. 

  • Tarlane Gomes Tenório Sales, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Mestranda em Ciência da Informação - PPGCI/UFAL.

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Publicado

26/03/2021

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Seção

Artigos

Como Citar

Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19: uma análise das publicações dos boletins epidemiológicos do estado de alagoas. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, p. 88–107, 2021. DOI: 10.21728/logeion.2021v7n2.p88-107. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5650. Acesso em: 24 dez. 2024.

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