Pós-modernidade, complexidade e suas nuances na ciência da informação

Autores

  • Antonio Gouveia de Sousa Universidade Estadual Paulista
  • Tâmela Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Noemi Andreza da Penha Universidade Estadual Paulista
  • Michel Batista da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Jetur Lima de Castro Universidade Estadual Paulista
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v8n2.p65-81

Palavras-chave:

Pós-Modernidade, Ciência da Informação, Teoria da Complexidade, Teoria dos Sistemas, ]

Resumo

Os registros históricos humanos sofreram transformações à medida em que evoluíam as tecnologias. Quanto maior a evolução tecnológica, mais informações puderam ser disseminadas. O objetivo desta pesquisa é discutir as possíveis similaridades entre a Ciência da Informação e as nuances pós-modernas. Como procedimentos metodológicos apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. O estudo possibilitou a confirmação dos elementos relacionais para uma compreensão dialógica entre a pós-modernidade, a complexidade e a Ciência da Informação. O pensamento pós-moderno questiona paradigmas consolidados na Ciência Moderna, contrapondo-se às ideias e práticas inerentes ao pensamento científico baseado no paradigma dominante, mais especificamente nos preceitos provenientes do racionalismo científico, da visão reducionista e da discrepante realidade de grupos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Antonio Gouveia de Sousa, Universidade Estadual Paulista

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp-Marília, na linha de pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Singularidades em parceria com a Fundação Itaú Cultural. Graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Tâmela Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. Especialista em Saúde Pública com Ênfase na Vigilância Sanitária pela UNIFIP. Pós-Graduanda em Saúde da Família com Ênfase na Atenção Primária em Saúde pela UNIFIP. Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela UFPB.

Noemi Andreza da Penha, Universidade Estadual Paulista

Diretora do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico (CAIC) - 2021.Assistente técnica do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo no Arquivo do Estado de São Paulo (2016-2018). Professora de Análise diplomática e tipologia documental no Centro de Paulo Souza - Curso de Técnico de Arquivo em 2018. Coordenadora da Divisão de Arquivo Intermediário do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro "Oscar de Arruda Penteado" (2014-2017).Consultora de gestão documental da ANATEL e STM (2012-2013). Consultora de organização de arquivos na FUNARTE (2012). Mestre em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense ? UFF/2012 (Bolsista CAPES). Graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio Mesquita Filho? 

Michel Batista da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, graduado do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, graduando do curso de Biblioteconomia também pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou como pesquisador PIBIC no projeto Comunicação da Ciência e redes de coautoria acadêmica: análise da dinâmica nos anais do Enancib no período 1994-2014, período de vigência: 2015-2016.

Jetur Lima de Castro, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. 

Referências

CONNEL, R. Usando a teoria do sul: descolonizando o pensamento social na teoria, na pesquisa e na prática. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu (PR), v.1, n.1, p.87-109, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/783/652. Acesso em: 8 de ago. 2021.

COOK, T. Moda absurda ou Renascimento Profissional: Pós-modernismo e a Prática de Arquivo. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p.158-187, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/53800. Acesso em: 2 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.18377/2316-7300/informacaoarquivistica.v2n1p158-187

FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FRANCELIN, M. M. Configuração epistemológica da ciência da informação no Brasil em uma perspectiva: análise de periódicos da área. Ciência da Informação, Brasília, v.33, n.2, p.49-66, 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1046/1118. Acesso em: 25 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000200005

FREIRE, G. H. de A. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.6-19, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v11n1/v11n1a02. Acesso em: 5 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000100002

FONSECA, M. O. H. Arquivologia e ciência da informação. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005, 124p.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

HARVEY, D. Condição: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992. p.45-68.

HENRY, J. A revolução científica e as origens da ciência moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 2.ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

RAMOS, F. P.; NEVES, M. C. D.; CORAZZA, M. J. A ciência moderna e as concepções contemporâneas em discursos de professores-pesquisadores: entre rupturas e a continuidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v.10, n.1, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5505788. Acesso em: 25 maio 2021.

RODRIGUES, A. D. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. 2.ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

SAID, E. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SANTOS, B. R. P.; VALENTIM, M. L. P.; DAMIAN, I. P. M. A gestão da informação sob a ótica do pensamento complexo: uma reflexão. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v.3, n.1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.23413. Acesso em: 2 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.23413

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência. Estudos Avançados, São Paulo, v.2, n.2, p.46-71, 1988. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141988000200007

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 2003.

SANTOS, B. S. Da colonialidade à descolonialidade. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. 2.ed. Coimbra, Portugal: Edições Almedina, 2010. p.23-72.

SANTOS, E. V. S. A ciência da informação no contexto do paradigma pós-custodial e da pós-modernidade. Páginas a&b, Porto, s.3, n.10, p.3-16, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21747/21836671/pag10a1. Acesso em: 2 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pag10a1

SANTOS, L. M. L.; PELOSI, E. M.; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. Teoria da Complexidade e as múltiplas abordagens para compreender a realidade social. Serviço Social em Revista, Londrina (PR), v.14, n.2, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/11823/11637. Acesso em: 29 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v14n2p47

SIFUENTES, T. R.; DESSEN, M. A.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Desenvolvimento humano: desafios para a compreensão das trajetórias probabilísticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.23, n.4, p.379-386, out./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/QCtKJsmxWhK8KF8xt3HVpVd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722007000400003

SILVA, J. L. C.; FREIRE, G. H. As configurações do campo da ciência da informação no contexto das ciências. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.6, n.1, p.1-20, 2013. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/99/139. Acesso em: 25 maio 2021.

VEIGA NETO, A. Ciência e pós-modernidade. Episteme, Porto Alegre, v.3, n.5, p.143-156, 1998. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31830/000159003.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 maio 2021.

VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 9.ed. Campinas: Papirus, 2008.

ZAMBIASI, J. L. Do racional-positivismo ao construcionismo científico. In: MARINI, P. M. (Ed.). Ensino de Ciências: pesquisas e reflexões. Ribeirão Preto: Holos, 2006. p.68-83.

Downloads

Publicado

18/03/2022

Como citar

SOUSA, A. G. de .; COSTA, T.; PENHA, N. A. da; SILVA, M. B. da; CASTRO, J. L. de .; VALENTIM, M. L. P. . Pós-modernidade, complexidade e suas nuances na ciência da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 2, p. 65–81, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v8n2.p65-81. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5878. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)