Por um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2022v8n2.p100-115Palavras-chave:
Arquivo, Arquivologia, Conceito, Memória, Michel FoucaultResumo
Pressupõe que boa parte dos estudantes universitários na atualidade demonstra dificuldade ou resistência no modo de entender o debate conceitual documento e arquivo e a sua relação com a práxis científica. O pressuposto está baseado na observação e no diálogo em sala nas disciplinas sobre pesquisa, ciência e filosofia ofertadas nos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo propor um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault e com algumas referências das áreas supracitadas. O procedimento metodológico foi exploratório e bibliográfico. Conclui que o senso comum estudantil não concebe o fazer científico com o debate conceitual. Colabora com a produção de bibliografia didático-teórica para uso dos estudantes. Põe em prática certa versão de confrontamento de conceitos que possam ser esboçadas, compartilhadas e debatidas, pois disso trata o arquivo, propriamente dito.
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