Por um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v8n2.p100-115

Palavras-chave:

Arquivo, Arquivologia, Conceito, Memória, Michel Foucault

Resumo

Pressupõe que boa parte dos estudantes universitários na atualidade demonstra dificuldade ou resistência no modo de entender o debate conceitual documento e arquivo e a sua relação com a práxis científica. O pressuposto está baseado na observação e no diálogo em sala nas disciplinas sobre pesquisa, ciência e filosofia ofertadas nos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo propor um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault e com algumas referências das áreas supracitadas. O procedimento metodológico foi exploratório e bibliográfico. Conclui que o senso comum estudantil não concebe o fazer científico com o debate conceitual. Colabora com a produção de bibliografia didático-teórica para uso dos estudantes. Põe em prática certa versão de confrontamento de conceitos que possam ser esboçadas, compartilhadas e debatidas, pois disso trata o arquivo, propriamente dito.

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Biografia do Autor

  • Diego Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Imago e Humanidades Digitais.

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Publicado

18/03/2022

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Seção

Artigos

Como Citar

Por um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 2, p. 100–115, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v8n2.p100-115. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5914. Acesso em: 4 nov. 2024.

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