A Sociedade da Desinformação

Autores

  • Fabiano Couto Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO)Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN)Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) https://orcid.org/0000-0001-5014-8853

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9n1.p143-161

Palavras-chave:

Desinformação, Fake news, Comunicação, Manipulaçao de dados, Notícias falsas

Resumo

Desinformação enquanto um fenômeno social criou uma nova desordem global, onde as novas condições de produção, circulação e consumo de informação fizeram das notícias falsas um importante instrumento geoestratégico que, associado às técnicas híbridas, coloca as ações das mídias comunicacionais em sintonia na geração de notícias falsas. Analisamos a maneira como os meios de comunicação disseminam informações tomando como base cinco filtros indicados por Chomsky e Herman (2003): Filtro 1: Importância, propriedade e orientação dos benefícios dos meios de comunicação; Filtro 2: A publicidade como principal fonte de renda; Filtro 3: O fornecimento de notícias para a mídia; Filtro 4: As medidas corretivas como método para disciplinar a mídia; Filtro 5: Anticomunismo como mecanismo de controle. A análise realizada demonstra que, além de notícias falsas, as notícias reais são manipuladas e orientadas para polarizar ideologicamente, requerendo uma adaptação da sociedade na construção de marcos regulatórios, ao passo que as empresas (desenvolvedoras das redes sociais, por exemplo) e seus logaritmos não conseguem contrariar as redes globais da desinformação que atravessam países, continentes e línguas.

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Biografia do Autor

  • Fabiano Couto Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO)Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN)Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN)

    Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação/FABICO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de graduação de Biblioteconomia e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN), ambos da mesma instituição. Atua como vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências InfoComunicacionais (InfoCom). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutor em Información y documentación en la Sociedad del Conocimiento pela Universitat de Barcelona (2017). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Dados Científicos, Produção Científica, Aprendizagem Colaborativa e Ciência Aberta.

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Publicado

13/09/2022

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Seção

Artigos

Como Citar

A Sociedade da Desinformação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 1, p. 143–161, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9n1.p143-161. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5953. Acesso em: 22 dez. 2024.

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