Imersão digital e novas formas de fazer ciência

Autores

  • Dorival Campos Rossi Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Joseph Jesus Florez Cortina Universidade Estadual Paulista – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9n1.p22-34

Palavras-chave:

Transformação digital, Internet, Ciência aberta

Resumo

A ampla utilização da Internet para inúmeras atividades levou à criação de novos paradigmas no relacionamento humano e permitiu mudanças significativas no pensamento, na construção e veiculação do conhecimento científico assim como nas estruturas sociais estabelecidas ao longo do tempo. Para refletir sobre o acesso ao conhecimento e suas formas de veiculação atual, o artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema com o objetivo de compreender os principais componentes e metodologias que vêm sendo desenvolvidos pela ciência aberta principalmente como uma nova alternativa de participação social nos entornos digitais voltados à criação do conhecimento.

Biografia do autor

Dorival Campos Rossi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor e pesquisador do curso de graduação em design e do programa de pós graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Bauru - SP - Brasil.

Referências

ANGLADA, L.; ABADAL, E. ¿Qué es la ciencia abierta?” Anuario ThinkEPI, Granada, v. 12, p. 292-298, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2018.43 Acesso em: 06 jan. 2020

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 6. ed. São Paulo. Paz e Terra, 2002

COELHO, P. Rumo à indústria 4.0. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e gestão Industrial) – Faculdade de ciências e tecnologia, universidade de Coimbra, Coimbra, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/3699. Acesso em: 10 ago. 2019.

CORTINA, J.; SARZI-RIBEIRO, R. Cultura Open: Desafios no Acesso ao Conhecimento Científico. In: SISPUB, 2, 2019, Curitiba. Anais [...] Curitiba: IBICT, 2019, p. 1-8 Disponível em: http://dx.doi.org/10.18225/sispub.2019.4 Acesso em: 06 jan. 2020

FOSTER. Foster Project, CC BY 2019. Disponível em: https://www.fosteropenscience.eu/taxonomy/term/113. Acesso em: 09 jan. 2020.

HARVEY, D. 17 Contradições e o Fim do Capitalismo. 1. ed. Editora: Boitempo: São Paulo, 2016.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução: Susana Alexandria. São Paulo. Editora: Aleph, 2013. E-book.

LARANGEIRA, A. A imersão da humanidade no universo online. Revista Famecos, Porto alegre, v. 5, n. 9, p. 167-172, dez 1998. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3022/2 Acesso em: 27 jul. 2019.

LÈVY, P, Inteligencia colectiva: por una antropología del ciberespacio. Traducción: Felino Martínez Álvarez. Washington, DC.: Organización Panamericana de la Salud, 2004. Traducción de: L'Intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberespac. Disponível em: https://ciudadanosconstituyentes.files.wordpress.com/2016/05/lc3a9vy-pierre-inteligencia-colectiva-por-una-antropologc3ada-del-ciberespacio-2004.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

MAIA, A. Aceleração: reflexões sobre o tempo na cultura digital. Revista de Ciências sociais e humanas, Piracicaba, v. 27, n. 69, p. 121-131. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v27n69p99-109 Acesso em: 04 nov. 2019.

MELERO, R. La ciencia abierta (open science) bajo el paraguas de Europa. Revista IRIS- Informação, Memória e Tecnologia, Recife, v. 4, n. 1, p. 31-48, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/IRIS/article/view/238910/30637 Acesso em: 18 out. 2019.

MORAN, J. Mudanças na educação com as tecnologias. In: MORAN, J. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2012.

VILAÇA, M.; ARAUJO, E. (org.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. Duque de Caixas – RJ: UNIGRANRIO, 2016. 300 f. E-book. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf Acesso em: 25 jul. 2019.

Downloads

Publicado

13/09/2022

Como citar

ROSSI, D. C.; CORTINA, J. J. F. Imersão digital e novas formas de fazer ciência. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 22–34, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9n1.p22-34. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6017. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos