Informação no ‘mundo 3’ de Popper

epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação

Autores

  • José Claudio Matos UDESC

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p463-481

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Popper. Conhecimento Objetivo. Evolução.

Resumo

Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da ciência da informação. Apresenta uma interpretação do ‘mundo 3’, em sintonia com os fundamentos da ciência da informação, com base no exame das evidências encontradas nas obras do próprio Popper. Trabalhos de autores da ciência da informação que se referem às teorias de Popper são discutidos, a fim de fundamentar a linha interpretativa do argumento. Conclui-se por uma identificação entre o ‘mundo 3’ de Popper e a cultura humana. Disto resulta a noção de um processo evolutivo da informação, no qual a ciência da informação desempenha um papel relevante. Nesta imagem, a ciência da informação teria a função de moldar o ambiente, substituindo a informação desordenada pela informação cultivada e criada para interesses produtivos humanos.

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Biografia do Autor

  • José Claudio Matos, UDESC
    Professor de filosofia da educação do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

15/12/2022

Como Citar

Informação no ‘mundo 3’ de Popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 463–481, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p463-481. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6131. Acesso em: 4 nov. 2024.